Text page

A implementação de um sistema de gestão de denúncias eficaz

Qual a relação entre o sistema de gestão de denúncias e outros sistemas e processos organizacionais? Quais os objetivos do sistema de gestão de denúncias e como deve ser o planejamento para alcançá-los? O que deve ser feito em relação à conscientização das pessoas? Como deve ser feito o treinamento para líderes e outras funções específicas? Essas questões estão sendo mostradas na NBR ISO 37002 de 03/2022 - Sistemas de gestão de denúncias - Diretrizes.

06/04/2022 - Equipe Target

NBR ISO 37002 de 03/2022 - Sistemas de gestão de denúncias - Diretrizes

A NBR ISO 37002 de 03/2022 - Sistemas de gestão de denúncias - Diretrizes fornece diretrizes para o estabelecimento, implementação e manutenção de um sistema de gestão de denúncias eficaz, com base nos princípios de confiança, imparcialidade e proteção nas quatro etapas seguintes: receber relatos de irregularidades; avaliar relatos de irregularidades; abordar relatos de irregularidades; e concluir casos de denúncia. As diretrizes deste documento são genéricas e destinam-se a ser aplicáveis a todas as organizações, independentemente do tipo, porte e natureza da atividade, seja nos setores público, privado ou sem fins lucrativos. A extensão da aplicação dessas diretrizes depende dos fatores especificados na norma. O sistema de gestão de denúncias pode ser independente ou pode ser integrado como parte de um sistema de gestão global.

Target Genius Respostas Diretas:

Qual a relação entre o sistema de gestão de denúncias e outros sistemas e processos organizacionais?

Quais os objetivos do sistema de gestão de denúncias e como deve ser o planejamento para alcançá-los?

O que deve ser feito em relação à conscientização das pessoas?

Como deve ser feito o treinamento para líderes e outras funções específicas?

A denúncia é o ato de relatar suspeitas de irregularidades ou risco de irregularidades. Os estudos e a experiência demonstram que grande parte das irregularidades chega ao conhecimento da organização afetada por meio de relatos de pessoas de dentro ou próximas da organização. As organizações estão cada vez mais considerando introduzir ou melhorar as políticas e os processos internos de denúncias em ...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Gestão de riscos — Diretrizes para a gestão de riscos legais
NBRISO31022 de 12/2020

Gestão de riscos — Diretrizes para a gestão de riscos legais

Sistemas de gestão de denúncias - Diretrizes
NBRISO37002 de 03/2022

Sistemas de gestão de denúncias - Diretrizes

Gestão de riscos - Diretrizes
NBRISO31000 de 03/2018

Gestão de riscos - Diretrizes

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos, com mais de 91 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel
NBRISO9001 - COMENTADA de 09/2015

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos, com mais de 91 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para planos da qualidade
NBRISO10005 de 07/2007

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para planos da qualidade

Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para a resolução externa de litígios das organizações
NBRISO10003 de 08/2013

Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para a resolução externa de litígios das organizações

Gestão da qualidade — Satisfação do cliente — Diretrizes para transações de comércio eletrônico de negócio a consumidor
NBRISO10008 de 11/2013

Gestão da qualidade — Satisfação do cliente — Diretrizes para transações de comércio eletrônico de negócio a consumidor

Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações
NBRISO10002 de 12/2005

Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações

Produtos para saúde — Aplicação de gerenciamento de risco a produtos para saúde
NBRISO14971 de 07/2020

Produtos para saúde — Aplicação de gerenciamento de risco a produtos para saúde

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário

Gerenciamento de riscos em projetos — Princípios e diretrizes gerais
NBR16337 de 04/2020

Gerenciamento de riscos em projetos — Princípios e diretrizes gerais

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para a gestão da qualidade em empreendimentos
NBRISO10006 de 06/2006

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para a gestão da qualidade em empreendimentos

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado
NBRISO9004 de 11/2019

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso, com mais de 80 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel
NBRISO14001 - COMENTADA de 10/2015

Versão comentada da Norma para Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso, com mais de 80 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel

Sistemas de gestão antissuborno - Requisitos com orientações para uso
NBRISO37001 de 03/2017

Sistemas de gestão antissuborno - Requisitos com orientações para uso

Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para monitoramento e medição
NBRISO10004 de 08/2013

Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para monitoramento e medição

Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para códigos de conduta para organizações
NBRISO10001 de 06/2022

Gestão da qualidade - Satisfação do cliente - Diretrizes para códigos de conduta para organizações

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para a gestão de configuração
NBRISO10007 de 03/2005

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para a gestão de configuração