A preservação do meio ambiente passou a ser uma preocupação global crescente devido à percepção dos efeitos diretos da degradação ambiental, como: o aumento dos níveis de emissão de poluentes lançados na atmosfera, nos solos e nas águas, o aquecimento global e as mudanças climáticas dentre tantos outros.
No passado não muito distante, os paradigmas eram “diluir e dispersar os poluentes nos ambientes naturais”, pois os recursos eram abundantes e considerados infinitos para o uso do homem. Sua falta não era uma questão preocupante. Hoje, passados alguns anos, estes mesmos paradigmas estão previstos em Legislação Ambiental de vários países como procedimentos que tipificam a prática dos chamados “crimes ambientais”, sujeitando seus infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas.
No Brasil a Constituição Federal dedicou um capítulo inteiro ao meio ambiente, e apesar disso, as diversas leis que se seguiram tanto em nível federal, estadual e municipal, não tem sido suficientes para garantir a recuperação e a preservação do meio ambiente, já que crimes ambientais ainda são cometidos apesar delas. Um ambiente agradável e com qualidade se sustenta pelas ações individuais, e de conscientização, onde cada um, fazendo a sua parte, garantirá um futuro melhor para todos viverem.
É dever da sociedade em geral forçar as organizações, através de seu poder de compra, a comprometerem-se com a sustentabilidade. Por parte dos governos é necessário um aumento das exigências e ações regulamentadoras e fiscalizadoras. Um sistema utilizado por muitas empresas que visa o atendimento das necessidades do desenvolvimento sustentável e suas contingências é o Sistema de Gestão Ambiental.
A Gestão Ambiental empresarial faz com que a variável “meio ambiente” esteja presente no planejamento estratégico das organizações, envolvendo a implementação de políticas, ações e controles formalizados e a adoção de práticas e processos industriais ambientalmente adequados, na medida em que eliminam ou minimizam os efeitos nocivos ao meio ambiente causados por suas atividade, através do atendimento da legislação vigente e do cumprimento das exigências estabelecidas pelas Normas Técnicas Nacionais e Internacionais que se aplicam em suas atividades, em todas as fases do ciclo de vida dos produtos fabricados.
Isso mostra que é possível compatibilizar a atividade industrial, geradora do crescimento econômico, com a responsabilidade social e com o meio ambiente preservado e protegido.
As Normas de Sistemas de Gestão da Qualidade - série ISO 9000 e Gestão Ambiental – série ISO 14000, são rigorosas quanto aos
critérios de controle, atualização e disponibilização de documentos corporativos
aos seus usuários. Tanto os documentos de origem interna como externa, devem ser
controlados para evitar a utilização de informações não-válidas e/ou obsoletas,
cujo uso pode trazer sérios problemas aos sistemas, produtos e negócios da
empresa.
É por isso que a Target Engenharia e Consultoria desenvolveu Sistemas interativos e multiusuários que gerenciam e controlam estes documentos de forma rápida, ágil e segura, podendo operar na rede interna da organização ou através de sua intranet, facilitando o acesso à informação e ajudando os seus clientes a garantirem suas certificações.
Conheça outras vantagens dos Sistemas Target de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, clique aqui.