04/07/2018 - Equipe Target
O profissional de facility management (FM)
O facility management é a área responsável por manter as instalações ou as infraestruturas da empresa, não somente gerenciando todos os serviços de terceiros, mas também por garantir segurança e conforto aos usuários, além de assegurar aos acionistas a melhor utilização de seu capital na preservação e rentabilidade de seu patrimônio. O termo facilities é recente no Brasil para denominação dessa área, sendo também conhecido como administração predial ou patrimonial, serviços gerais, gestão predial, gestão de instalações ou gestão de facilidades.
O profissional de facility management cuida das áreas de operações, estrutura e administração das empresas, desde um edifício corporativo a um shopping center, hospital, condomínio residencial, passando por cidades privadas. É uma reconfiguração profissional do antigo gerente de serviços gerais, gerente de manutenção, gerente de arquitetura e gerente administrativo. Cabe ao facility gerenciar as operações de back office e infraestrutura voltadas para os sistemas prediais e para o dia a dia da empresa.
A BS EN ISO 41001:2018 - Facility management. Management systems. Requirements with guidance for use esclarece o que é o gerenciamento de instalações ou infraestruturas (facilities management - FM) e fornece ajuda para implementar um regime de gerenciamento de instalações de alta qualidade que seja adequado ao propósito. Como a mais nova das mais importantes normas de gerenciamento da ISO, ela provavelmente alcançará alcance e influência globais.
É para ser usada por qualquer organização, independentemente do setor, tamanho, natureza ou local que queira: estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema integrado de gerenciamento de instalações; assegurar de que está em conformidade com uma política de gerenciamento declarada. Assim, para demonstrar que está em conformidade com esta norma pode ser feita uma autodeterminação e autodeclaração, buscando confirmação de partes interessadas na organização, como clientes, buscando a confirmação de sua autodeclaração por uma parte externa à organização, e buscando a certificação/registro de seu sistema de gerenciamento de instalações de um organismo de certificação terceirizado credenciado.
A norma pode ser aplicada tanto na prestação de serviços terceirizados quanto aos terceirizados de gerenciamento de instalações ou infraestruturas. Essa norma define e esclarece, globalmente, o que é gerenciamento de instalações, de modo que as empresas que ofereçam serviços de FM e as que prestam os serviços terão o mesmo entendimento.
Especifica o que é necessário para planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e fornecer um sistema FM integrado documentado dentro do contexto de gerenciamento das atividades e riscos operacionais de uma organização. Isso ajudará a qualquer organização a demonstrar que possui um processo robusto para projetar, gerenciar e melhorar um sistema FM integrado.
O Anexo A fornece orientação sobre como o padrão deve ser usado, incluindo exemplos de melhores práticas e opções estratégicas. A n...