29/10/2014 - Equipe Target
O Six Sigma: uma mudança de cultura nas empresas
O e-book Implementing Design For Six Sigma, de autoria de Georgette Belair e John O’Neill, mostra que o DFSS pode ser aplicado para aqueles processos nos quais seu nível de desempenho esteja tão baixo em termos de índices sigma e tão alto em termos de valores de defeitos, e o próprio processo esteja se comportando de forma tão ruim para a companhia que, quaisquer esforços empreendidos para se aplicar um projeto Six Sigma através da metodologia DMAIC, não resultarão ao final do projeto, em um processo satisfatório, refletindo no níveis Six Sigma.
Dessa forma, é uma mudança de cultura ocorrida na organização de projeto e desenvolvimento do produto, passando de determinística para probabilística. As pessoas são treinadas para incorporar análises estatísticas dos modos de falha, tanto em produtos quanto em processos, com o objetivo de incorporar alterações que eliminem características de projeto com uma probabilidade estatística de falha dentro de uma faixa pré-definida de condições e sistemas operacionais.
O DFSS tem suas origens creditadas à empresa General Electric. De uma forma bastante simplificada, ela afirma que o DFSS surgiu como uma extensão do Six Sigma para o projeto de novos produtos e processos, uma vez que é fundamental que as empresas estejam capacitadas para a aplicação de metodologias e ferramentas de maior sofisticação...