Text page

Sustainable Business and Industry

Esse e-book busca mostrar como as empresas podem desenvolver e operar seus negócios de forma sustentável, com a finalidade de obter a responsabilidade social e ambiental com resultados práticos mensuráveis.


08/11/2012 - Equipe Target

Sustentabilidade empresarial

Sustainable Business and Industry - Designing and Operating for Social and Environmental Responsibility, de autoria de Joseph J. Jacobsen, é uma introdução ao desenvolvimento e implementação de um bem sucedido programa de responsabilidade ambiental e social. De forma bem objetiva, o leitor é exposto a objetivos financeiros, ambientais e socialmente responsáveis que são suportados por estratégias e táticas bem claras que podem ser ter seus resultados mensuráveis. Esse livro explica como construir valor em um negócio tradicional utilizando métodos tais como Six Sigma, pesquisa de operações, melhoramento de resultados ambientais e sociais ao mesmo tempo e melhoramento das margens de lucro.

Dessa forma, o leitor é introduzido a métodos de aplicação de tecnologias e práticas e também aprende a medir o social e a sua consequência ambiental, usando relatórios escritos e apresentações convincentes. Esse livro também revela porque a empresa necessita ser sustentável, explicando temas científicos aparentemente complexos de um modo que requer muito pouco conhecimento de matemática ou outras ciências. A visão geral captura como responsabilidade social e ambiental pode ser a fonte de inovação de processos e produtos.

Os nove capítulos são dedicados à prática de ambiental e social responsabilidade de maneiras que alcançar a estabilidade financeira a longo prazo. Como resultado, esses capítulos nos ajudar a não entender como e por que as empresas precisam a ser mais responsável, mas como as empresas podem ser mais bem sucedido avançar responsabilidade social e ambiental com as partes interessadas internas e externas. São nove capítulos que oferecem ao leitor uma visão geral da integridade ambiental e responsabilidade social, suas respectivas medidas e métodos de melhoria e estratégias para a tomada de decisões informadas sobre a interseção desempenho financeiro, social e ambiental.

Quanto às normas internacionais, são descritas de forma completa. À ISO 26000 (lançada em 2010) é dada uma atenção detalhada, porque ela representa muito mais que a ISO 9000 ou ISO 14000, pois mescla as orientações ambientais e responsabilidades sociais formando um conceito único, um conceito adotado pelo autor. Em grande parte, esse livro aborda os aspectos da nova norma ISO 26000.

Também especifica como a utilização de métodos tradicionais, tais como Six Sigma, pesquisa de operações para melhorar os processos, redução do uso de recursos e resíduos, permite tomar decisões sociais e ambientais mais responsáveis, baseadas em dados financeiros, sociais e indicadores de desempenho ambiental. Além disso, as fontes de dados internos recebem tratamento completo, juntamente com dados estatísticos básicos de gestão. Um tema recorrente em todo o livro é a integração de métodos tradicionais de melhoria contínua aplicada aos aspectos social e ambiental responsáveis.

FONTE: Equipe Target

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado
NBRISO9004 de 11/2019

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado