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Publicação ASQ/Target em destaque

O e-book ISO 9001:2008 for Small and Medium-Sized Businesses, em sua segunda edição, de autoria de Denise E. Robitaille, foi escrito para ajudar às pequenas e médias organizações a conhecer mais sobre a ISO 9001.


08/11/2012 - Equipe Target

A ISO 9001 em pequenos e médios negócios

A publicação ISO 9001:2008 for Small and Medium-Sized Businesses é um manual desenvolvido para ajudar as pequenas e médias empresas a compreender melhor a norma ISO 9001:2008. Destina-se a facilitar a implementação e melhoria dessas empresas com o estabelecimento, a implementação e a manutenção de um sistema de gestão baseado na ISO 9001 ou um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Ele deve permitir a organização de experimentar múltiplos benefícios além da conquista da certificação. As organizações devem também ver melhorias na qualidade dos produtos, satisfação do cliente, e processo de eficácia em todos os quais, em última análise ter um impacto positivo sobre todos os seus processos.

Para aqueles leitores cujas organizações já estabeleceram um SGQ, este manual servirá para reforçar as boas práticas e levar a uma melhor compreensão da intenção e valor de alguns dos requisitos da norma ISO 9001. Uma vez que este manual é especialmente focado em pequenas e médias empresas, os exemplos fornecidos terão maior aplicabilidade e vontade de aumentar a compreensão, resultando novamente em valor agregado. Muitas organizações também têm implementado normas específicas do setor baseadas na ISO 9001. Exemplos desses padrões incluem a AS 9100 (para a aviação, espaço e defesa), a ISO/TS 16949 (para o setor automotivo), a ISO 13485 (para dispositivos médicos), e a ISO 17025 (para a acreditação de laboratórios). Este manual deve ser igualmente útil para estas organizações na compreensão dos requisitos que são comuns a todos estes padrões.

Em 2008, houve uma revisão da ISO 9001, mas não é necessário ter uma compreensão das distinções entre a ISO 9001:2008 e qualquer versão anterior, a fim de utilizar este manual. A terminologia sobre produto e serviço está sendo discutida no Capítulo 4, no entanto, não são dois termos que carregam nota particular, e a sua utilização deve ser clarificada a partir do início. A palavra produto destina-se a significar a saída de uma série de processos que é entregue a um cliente. Isto pode incluir serviço nos casos em que "produto" de uma organização é um serviço. Alguns exemplos podem incluir treinamento, transporte, pós-venda, manutenção de um produto vendido, etc. Note-se que em cada caso, os produtos significam mais como atividades do que o que tradicionalmente pensar como produtos, ou seja, bens tangíveis.

Neste manual, é feito um esforço para padronizar a utilização da palavra produto em todas as organizações. No entanto, onde ele pode fornecer maior clareza, a palavra serviço é utilizado ocasionalmente. A outra palavra que tem uma consideração especial é a organização. A proliferação da ISO 9001 resultou em uma proliferação de certificações entre organizações sem fins lucrativos, educacional e entidades governamentais. Assim, a utilização genérica de organização é universalmente aplicável. Exceto nos casos em que claramente faz mais sentido usar a palavra negócios, a palavra organização é usada.

Finalmente, uma das grandes características das organizações é sua variedade. Produtos, processos, mercados, culturas internas, tamanho, ativos e restrições contribuem para o quadro que é a sua organização única. Seu SGQ deve refletir a sua organização. Ele deve ser o reflexo do seu relacionamento com seus clientes e seu compromisso com o cumprimento de suas exigências. A ISO 9001:2008 define os requisitos, mas não dita o método de aplicação. Utilizando este manual deve permitir que você desenvolva ou rejuvenesça seu SGQ de modo que é um benefício para você e seu cliente.

Deve-se ressaltar que a ISO 9001 é uma norma internacional que define os requisitos para o estabelecimento de um sistema para gerenciar a sua organização e os processos para melhor atender seus clientes. Esta norma não reinventa a sua empresa, nem é um processo de difícil implementação. É uma metodologia lógica com base em como você executa o seu negócio. Ele traz consistência e controla as práticas cotidianas. A filosofia básica é: "Faça o que você diz e diga o que você faz!" Além disso, aumenta a eficácia dos processos de fornecimento de requisitos que ajudam a monitorar e a analisar os indicadores chave de desempenho para manutenção e melhoria.

Mais de um milhão de organizações em todo o mundo são certificadas na ISO 9001. A norma está em vigor há quase 20 anos. As empresas que utilizam este padrão internacional vem de campos variados e indústrias. Tradicionalmente, as empresas com menos de 50 pessoas são consideradas pequenas, enquanto aquelas com até 500 funcionários são considerados de médio porte. Não existe uma definição precisa para esses números. Por exemplo, uma organização pode ter 90 pessoas, mas se 80 deles executar as tarefas de rotina e a gestão é realizada por apenas dois indivíduos, ela poderá ser considerada uma empresa de pequeno porte. Por outro lado, com o advento da tecnologia virtual, uma média empresa de software poderia facilmente ter menos de 50 trabalhadores. A multiplicidade e complexidade dos processos, ativos, os níveis de gestão intermediárias, uso da terceirização e da complexidade do produto também contribuem para a determinação de "pequeno" versus "tamanho médio".

Este manual não adere a essas diretrizes rígidas para a definição de pequenos e médios negócios. Portanto, dependendo da finalidade da classificação, qualquer definição razoável é correta. Em última instância, a decisão é sua. Você começa a decidir se deve considerar que a sua organização deve ser pequena ou média. Não é particularmente relevante para a utilização desse manual. Enfim, a implementação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) não é mais fácil ou mais difícil em uma pequena organização do que em uma grande. Os recursos são diferentes, cada uma tem seus próprios desafios, restrições e vantagens. A primeira coisa a ter sempre em mente é que esta é a sua organização e esses são os seus processos.

FONTE: Equipe Target

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