Text page

Publicação ASQ/Target em destaque

O e-book ISO 9001:2008 for Small and Medium-Sized Businesses, em sua segunda edição, de autoria de Denise E. Robitaille, foi escrito para ajudar às pequenas e médias organizações a conhecer mais sobre a ISO 9001.


08/11/2012 - Equipe Target

A ISO 9001 em pequenos e médios negócios

A publicação ISO 9001:2008 for Small and Medium-Sized Businesses é um manual desenvolvido para ajudar as pequenas e médias empresas a compreender melhor a norma ISO 9001:2008. Destina-se a facilitar a implementação e melhoria dessas empresas com o estabelecimento, a implementação e a manutenção de um sistema de gestão baseado na ISO 9001 ou um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Ele deve permitir a organização de experimentar múltiplos benefícios além da conquista da certificação. As organizações devem também ver melhorias na qualidade dos produtos, satisfação do cliente, e processo de eficácia em todos os quais, em última análise ter um impacto positivo sobre todos os seus processos.

Para aqueles leitores cujas organizações já estabeleceram um SGQ, este manual servirá para reforçar as boas práticas e levar a uma melhor compreensão da intenção e valor de alguns dos requisitos da norma ISO 9001. Uma vez que este manual é especialmente focado em pequenas e médias empresas, os exemplos fornecidos terão maior aplicabilidade e vontade de aumentar a compreensão, resultando novamente em valor agregado. Muitas organizações também têm implementado normas específicas do setor baseadas na ISO 9001. Exemplos desses padrões incluem a AS 9100 (para a aviação, espaço e defesa), a ISO/TS 16949 (para o setor automotivo), a ISO 13485 (para dispositivos médicos), e a ISO 17025 (para a ac...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado
NBRISO9004 de 11/2019

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para melhorias de desempenho
NM-ISO9004 de 05/2007

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para melhorias de desempenho

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário