14/08/09 - O Globo
SÃO PAULO - Uma carreta que seguia de Paranaguá, no Paraná, para Uberaba, em Minas Gerais, carregada com 37 toneladas de nitrato de amônia tombou na BR-153, em Promissão, a 445 quilômetros da capital paulista. O material tóxico se espalhou na pista. Técnicos da Cetesb, bombeiros e funcionários de uma empresa especializada em produtos perigosos foram ao local para fazer o trabalho de limpeza. A pista no sentido Paraná foi interditada. O motorista não se feriu.
Nos links relacionados estão listados alguns dos documentos e cursos que servem para orientar as empresas transportadoras, expedidoras, distribuidoras, despachantes aduaneiras, fabricantes de produtos químicos, entre outras, a terem produtos e transporte mais seguros, bem como profissionais mais conscientes. A conformidade com Regulamentos e Normas auxilia empresas na eliminação de multas, gastos com danos ao meio ambiente e devolução de mercadorias, despesas estas que, algumas vezes, são superiores ao lucro da venda do produto ou frete.
FONTE: O Globo / Target

Transporte de Produtos Perigosos: Legislação, Riscos e Soluções

Portaria INMETRO 101:2009 - Aperfeiçoamento da “Lista de Grupos de Produtos Perigosos” e o novo Anexo E. Revoga totalmente Portaria INMETRO 164:2008 (Revogado) e menciona Portaria INMETRO 172:2008 (Em vigor).
Portaria INMETRO 172:2008 - Aprovar o Regulamento Técnico da Qualidade - Instrução para Preenchimento de Registros de Inspeção da Área de Produtos Perigosos.