Um caminhão carregado com produtos perigosos tombou, na noite desta terça-feira (8), na BR-324, sentido capital-interior, na altura do município de Feira de Santana (BA). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo transportava clandestinamente, em tambores reutilizados, acetil metil cetona, diluente e tolueno.
O acidente provocou o vazamento de diluente que, de acordo com o técnico do Centro de Recursos Ambientais (CRA) José Lacerda, é uma substância orgânica de alta toxidade.
O caminhão transportava cerca de 30 mil litros de fenol. O líquido vazou na pista. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou uma análise no local. De acordo com a assessoria de comunicação, o acidente não provocou danos ambientais e não atingiu nenhum córrego na região. Ele afirmou que amostras dos produtos serão enviadas para análise na Central de Tratamento de Efluente Líquido (Cetrel), no Pólo Petroquímico, para a confirmação dos produtos transportados. Como eram tambores reutilizados, os rótulos podem não corresponder aos produtos transportados.
Nesta manhã, o trânsito seguia congestionado na rodovia devido à interdição de uma das pistas.
FONTE: G1-GLOBO

Transporte de Produtos Perigosos: Legislação, Riscos e Soluções