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API RP 2SK: o projeto dos sistemas de estacionamento para estruturas flutuantes

Publicada em 2024 pelo American Petroleum Institute (API), essa prática recomendada (recommended practice – RP) aborda o projeto e a análise de sistemas de manutenção de estações (sistemas de amarração com ou sem assistência de propulsores) em condições de sobrevivência a operacionais. São fornecidos diferentes requisitos de projeto para amarrações móveis e permanentes.

03/07/2024 - Equipe Target

Os sistemas de estacionamento para estruturas flutuantes

A API RP 2SK:2024 – Design and Analysis of Stationkeeping Systems for Floating Offshore Structures aborda o projeto e a análise de sistemas de manutenção de estações (sistemas de amarração com ou sem assistência de propulsores) em condições de sobrevivência a operacionais. São fornecidos diferentes requisitos de projeto para amarrações móveis e permanentes.

Os procedimentos para o projeto de avaliação permanente ou local de sistemas de amarração móveis especificados neste documento são baseados em uma abordagem determinística onde as respostas do sistema de amarração, como tensões de linha, deslocamentos de embarcações e cargas de âncora, são avaliadas para um ambiente de projeto definido por uma probabilidade anual de ocorrência ou período de retorno. As respostas do sistema de amarração são então verificadas em relação aos critérios de aceitação para resistência de amarração, deslocamentos e orientação, folgas, capacidade de ancoragem, resistência à fadiga e assim por diante.

Os critérios mínimos de aceitação são definidos nesta norma ou devem ser especificados pelo proprietário ou operador. Para embarcações atracadas, as respostas do sistema são calculadas e comparadas com critérios de aceitação para estados limites que descrevem cargas extremas aceitáveis (tensões nas linhas), deslocamentos da embarcação (translação e rotação), folgas (navio, risers, superfície da água, fundo do mar, âncoras, infraestrutura de campo, etc.) e fadiga (danos cumulativos por fadiga do componente de amarração).

Os estados limites associados aos extremos dos movimentos de frequência de onda de primeira ordem da embarcação (ondulação, oscilação, elevação, rotação, inclinação e guinada em um ponto específico da embarcação), como a capacidade de manutenção de máquinas, compensadores de elevação, separadores, agitação de tanques, enjoo, etc., existem, no entanto, eles não são abordados por esta RP. Os requisitos desta norma tratam principalmente de sistemas de amarração espalhados e de ponto único com cabos de amarração compostos de corrente, cabo de aço, cabo de fibra ou uma combinação destes.

Esta norma é aplicável aos seguintes tipos de sistemas de manutenção de estação: amarrações espalhadas; amarrações de ponto único, a...

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