05/10/2016 - Equipe Target
A NBR ISO 7240-20 de 09/2016 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 20: Detectores de fumaça por aspiração especifica os requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho para detectores de fumaça por aspiração para uso em sistemas de detecção e alarme de incêndio instalados em edificações. Os detectores de fumaça por aspiração desenvolvidos para a proteção de riscos específicos que incorporam características especiais (incluindo recursos adicionais ou funcionalidade aprimorada para os quais esta parte da NBR ISO 7240 não define um ensaio ou método de avaliação) são também cobertos por esta parte da NBR ISO 7240.
Os requisitos de desempenho para quaisquer características especiais estão fora do escopo desta parte da NBR ISO 7240. Certos tipos de detectores contêm materiais radioativos. Requisitos nacionais para a proteção contra radiação diferem de país para país, portanto, estes não são especificados nesta parte da NBR ISO 7240.
Target Genius Respostas Diretas:Qual a classificação de detectores de fumaça por aspiração?
Como deve ser feito o ajuste do comportamento de resposta no campo?
Quais os requisitos mecânicos da tubulação de amostragem?
Como deve ser feito o planejamento de ensaio?
Esta parte da NBR ISO 7240 baseia-se na EN 54-20:2006, elaborada pelo Comitê Europeu de Normalização CEN/TC 72, “Sistemas de detecção e alarme de incêndio”. Esta parte foi revista e revisada pela ISO/TC 21/SC 3/WG 21. Os detectores de fumaça por aspiração diferem dos detectores de fumaça pontuais (ver NBR ISO 7240-7) em que o ar é conduzido para a câmara sensora de fumaça, em vez de se basear na convecção.
Não é intenção de esta parte da NBR ISO 7240 colocar quaisquer outras restrições sobre o projeto e fabricação de tais detectores. O fabricante deve declarar claramente, de acordo com os dados apresentados em 4.13, para qual classe ou classes o detector de fumaça por aspiração é projetado. Para demonstrar a conformidade com uma classe específica, o detector de fumaça por aspiração deve ser submetido ao ensaio de sensibilidade a incêndio adequado, conforme definido em 5.15.
Devido às diferenças e muitas variações ...