27/08/2014 - Equipe Target
A inspeção de conformidade das instalações elétricas de baixa tensão
O curso Inspetor de Conformidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão de acordo com a NBR 5410, disponível pela internet, tem o objetivo principal de atualizar tecnologicamente seus participantes conforme a NBR 5410, pois, segundo leis nacionais como Código de Defesa do Consumidor e NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, as instalações elétricas de baixa tensão em edificações residenciais, comerciais e industriais devem ser padronizadas seguindo a NBR 5410 de 09/2004- Instalações elétricas de baixa tensão que estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Estas leis visam garantir a qualidade, a segurança da instalação elétrica e de seus usuários tornando-a confiável.
Para atingir este nível de confiabilidade, a instalação elétrica deve obedecer aos preceitos da NBR 5410 desde sua concepção, projeto e eventuais reformas ou ampliações. A norma descreve em seu capítulo VII, “Verificação Final”, os procedimentos para inspeção (visual e execução de ensaios) a fim de verificar conformidade com suas e prescrições.
O Certificado de Inspeção é o documento que comprova que a instalação elétrica foi submetida a uma inspeção. Ele deve ser emitido por profissional habilitado e qualificado, que será responsável pela verificação de toda a instalação.
O curso Inspetor de Conformidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão de acordo com a NBR 5410 também está disponível nas instalações da Target, ou ao vivo através da Internet. Recursos de última geração permitem total aproveitamento mesmo à distância.
A situação das instalações elétricas de baixa tensão no Brasil sempre foi considerada crítica. O conjunto de componentes de uma instalação, formado por eletrodutos, condutores, conectores, disjuntores, interruptores, tomadas e outros dispositivos, tem uma influência significativa na qualidade do desempenho da instalação. No entanto, mesmo que sua qualidade individual seja assegurada, resta ainda a grande influência do serviço de construção da instalação. Nele deve ser avaliada a qualidade da mão de obra utilizada, além das condições tecnológicas do instalador.
A norma técnica de referência principal, a NBR 5410 prevê em seus requisitos a realização de inspeção visual e de ensaios na instalação montada, de modo que o desempenho do conjunto possa ser avaliado. É importante que, em algum momento, sejam registrados os dados e a própria história desse processo incessante e que esperamos que tenha um final feliz para evitar que se trilhem os mesmos caminhos que não foram de sucesso e se evitem os mesmos erros.
Quanto aos materiais e componentes das instalações, a primeira portaria do Inmetro instituindo a certificação compulsória de produtos elétricos data de 1992, aplicável aos condutores elétricos de cobre, isolados com PVC para tensões de até 750 V e que só entrou efetivamente em vigor em 1996. Depois disso, foi publicada uma série de portarias aplicáveis aos demais materiais de instalação e que a partir de janeiro de 2002 entraram em vigor, criando as condições de controle do nível da qualidade de todos os componentes.
Durante a realização da inspeção e dos ensaios, devem ser tomadas precauções que garantam a segurança das pessoas e dos animais, bem como não produza danos à propriedade tão pouco aos equipamentos instalados. Isto significa que os ensaios devem ter como cuidado a não danificação dos componentes, e o cuidado, na aplicação de uma alta tensão por exemplo, não colocar em risco a segurança de pessoas e animais.
A outra recomendação diz respeito ao caso de uma ampliação e/ou reforma. Como este item é realizado a partir de uma instalação elétrica já instalada, os cuidados para que esta ampliação ou reforma não danifiquem a instalação já existente devem ser levados em consideração. Como exemplo, podemos citar a construção de um circuito para a ligação de um chuveiro elétrico, a partir da instalação já existente, porém a capacidade desta instalação não comporta a carga de mais um chuveiro. Quem vai verificar? O item 7.1.5 da NBR 5410 determina que as verificações devem ser realizadas por profissionais qualificados, com experiência e competência em inspeções.
Isto significa que somente os profissionais que possuam curso reconhecido pelo sistema de ensino poderão realizar uma verificação formalmente e emitir relatórios e laudos. Este relatório deve fazer parte da documentação da instalação elétrica. Porém, uma verificação com intuito de comprovação da segurança, sem finalidades comerciais, jurídicas ou outro qualquer propósito, se não a verificação pura e simplesmente, pode ser realizada por qualquer pessoa, desde que tenha conhecimento dos itens verificados.
Antes de qualquer teste ou ensaio, seja com a instalação energizada ou não, deve ser efetuada uma verificação visual. Esta inspeção permite verificar se todos os componentes que constituem a instalação elétrica estão de acordo com as normas de cada componente e se possuem certificação pelos órgãos competentes. Além disso, permite a verificação da implementação das medidas de proteção e segurança, além de outras ações que fazem com que a instalação elétrica esteja construída de forma segura e com qualidade.