Text page

Sistema Target GEDWeb Setorial Eletroeletrônico

O sistema Target GEDWeb Setorial Eletroeletrônico garante que sua organização tenha a segurança necessária para o desenvolvimento de projetos, produtos e serviços com base nas normas técnicas em vigor garantindo excelência em auditorias do sistema de gestão.


29/12/2011 - Equipe Target

A competitividade do setor eletroeletrônico

A cada ano, o setor eletroeletrônico tem perdido sua capacidade de competir no mercado externo e, o que é mais preocupante, no mercado interno. Na raiz desta queda de competitividade, além dos itens que compõem o custo Brasil (infraestrutura precária, legislação trabalhista arcaica, excessiva carga tributária, etc.), está o real extremamente valorizado. Esse assunto vem sendo discutido pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato. Segundo ele, há alguns anos o déficit na balança comercial do setor era concentrado, prioritariamente, nos componentes. "Porém, com o câmbio desajustado, surge um novo elemento que tem aprofundado o déficit do setor e gerado instabilidade nas indústrias: a importação de produtos acabados, que implica na corrosão das cadeias produtivas", destacou. “Os efeitos da política cambial sobre o setor podem ser constatados pelo aumento da participação das importações de bens eletroeletrônicos no mercado interno que passou de 15,9%, para 21,6%”.

Para vencer todos esses desafios, os empresários do setor eletroeletrônico precisam investir em normas técnicas brasileiras. Atualmente, as normas, além dos produtos em si, abrangem um universo bem maior de temas. Esses temas, chamados de teóricos, tratam de questõe...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso
NBRISO14001 de 10/2015

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário