A obrigatoriedade do uso de dispositivos diferenciais (DR's) é essencial para a garantia de segurança contra choques elétricos em instalações de baixa ou média tensão. Entretanto, os DR's ainda são cercados por alguns mitos, os quais devem ser derrubados. Além de conhecer profundamente a função e aplicação desses dispositivos de segurança, o profissional envolvido com instalações elétricas de baixa e média tensão deve estar preparado para especificar e montar um sistema eficaz de proteção contra choques elétricos, de acordo com as normas brasileiras e as recomendações da International Eletrotechnical Commission - IEC, aceitas internacionalmente.
É com base nas normas NBR 5410, NBR 14039 e nas propostas IEC, que a Target desenvolveu o curso Aterramento em instalações elétricas de baixa tensão e média tensão - coordenado e ministrado pelo engenheiro João Cunha -, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, na Sala Prof. Ademaro Cotrim (Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha, 75 - 2º andar).
Os participantes do curso Aterramento em instalações elétricas de baixa tensão e média tensão terão a oportunidade de conhecer novas possibilidades para interligar o aterramento de instalações de média tensão e baixa tensão com o aterramento do neutro. A forma mais popular de se realizar esse tipo de aterramento é a integração de todas as instalações. "Integrar o aterramento de baixa tensão, média tensão e neutro é ideal somente para a distribuição de energia em média tensão, como em grandes edifícios industriais", ressalva Cunha.
De acordo com o professor, existem outras possibilidades para o aterramento de redes de distribuição de média tensão por vias aéreas, tipo de instalação que ocorre na maior parte das indústrias. Nesse caso, a solução mais indicada é separar o aterramento da média tensão do aterramento do neutro. "Em alguns casos, é possível até retirar o fio neutro", completa o engenheiro.
Aterramento em instalações elétricas de baixa tensão e média tensão
Carga Horária: 14 horas |