04/09/2024 - Equipe Target
NBR 14749 de 10/2001 - Equipamento de proteção respiratória - Respirador de adução de ar - Respirador de linha de ar comprimido com capuz
Confirmada em julho de 2024, a NBR 14749 de 10/2001 - Equipamento de proteção respiratória - Respirador de adução de ar - Respirador de linha de ar comprimido com capuz especifica os requisitos mínimos para os respiradores de linha de ar comprimido com capuz. Os respiradores de fuga, de mergulho e os usados nas operações de jateamento não são abrangidos por esta norma. Para avaliar a observância dos requisitos especificados nesta norma, estão incluídos os ensaios de laboratório e os de desempenho prático. Se por alguma razão o respirador completo não puder ser ensaiado, é permitida a substituição de componentes, desde que as características respiratórias e de distribuição de massa sejam semelhantes nos dois respiradores.
Target Genius Respostas Diretas:Como ensaiar a resistência à temperatura?
Como executar o ensaio de inflamabilidade?
Por que realizar os ensaios de desempenho prático?
Como medir a resistência das conexões da traqueia ou tubo flexível?
O respirador permite que o usuário receba ar comprimido respirável conforme definido na NBR 12543, fornecido de modo contínuo a um capuz apropriado, através de uma traqueia ou tubo flexível. O respirador deve ter uma válvula de ajuste de vazão, ou orifício, que pode estar junto ao corpo do usuário. O excesso de ar e o ar exalado escapam para a atmosfera ambiente.
Uma mangueira de suprimento de ar comprimido liga o usuário à fonte de ar comprimido. A fonte de ar comprimido pode ser, por exemplo, um compressor que forneça ar comprimido respirável, ou que empregue um sistema adicional de purificação (filtros, por exemplo).
Quando for incorporado ao capuz uma peça facial inteira ou semifacial, o respirador deve ser classificado como de linha de ar comprimido para uso com peça facial inteira ou semifacial. Quando for um capacete de proteção respiratória (capuz incorporado a um capacete de segurança), o equipamento deve satisfazer simultaneamente os requisitos das normas vigentes para capacete de segurança e capuz.
Todos os materiais empregados na construção devem ter adequada resistência mecânica, durabilidade e resistência à deterioração pelo calor. As partes expostas, isto é, aquelas que possam sofrer impacto durante o uso do respirador, não devem ser feitas de alumínio, magnésio, titânio, ou ligas contendo proporções destes metais que, sob impacto, gerem faíscas capazes de provocar a ignição de misturas gasosas inflamáveis.
Não devem ser utilizados materiais que possam entrar em contato com a pele e causar irritação, ou possam afetar a qualidade do ar inalado ou provocar efeitos adversos à saúde. O acabamento de qualquer parte do respirador que possa entrar em contato com o usuário deve ser livre de rebarbas ou cantos vivos.
A inspeção visual e os ensaios de desempenho prático devem ser feitos conforme a norma. Os materiais usados devem resistir aos agentes de limpeza e higienização recomendados pelo fabricante. A inspeção visual deve ser feita conforme a norma.
Após condicionamento térmico conforme a norma retornando à temperatura ambiente, o visor do respirador não deve apresentar sinais apreciáveis de deformação ou distorção das lentes ou visor. Após condicionamento térmico conforme a norma, o respirador deve continuar a operar satisfatoriamente quando ensaiado. O ensaio de penetração total pode ser quantitativo ou qualitativo. A penetração não deve exceder o valor médio de 0,5% para qualquer uma das dez pessoas, em qualquer um dos exercícios realizados conforme a norma.
A válvula de fluxo contínuo (se existente) deve ser ajustada de modo que proporcione a vazão m...