09/11/2022 - Equipe Target
NBR ISO 23611-6 de 10/2022 - Qualidade do solo - Amostragem de invertebrados do solo - Parte 6: Guia para o planejamento de programas de amostragem com invertebrados do solo
A NBR ISO 23611-6 de 10/2022 - Qualidade do solo - Amostragem de invertebrados do solo - Parte 6: Guia para o planejamento de programas de amostragem com invertebrados do solo fornece orientação para o planejamento de estudos com invertebrados de solo em campo (por exemplo, para o monitoramento da qualidade de um solo como habitat para organismos). Informações detalhadas sobre a amostragem dos mais importantes organismos do solo são fornecidas nas outras partes desta norma (ISO 23611-1 a ISO 23611-5). Esta parte da ISO 23611 é usada para todos os biótopos terrestres nos quais os invertebrados de solo ocorrem. Informações básicas sobre o planejamento de estudos de campo, em geral, já estão estabelecidas na ISO 10381-1. Essas informações podem variar de acordo com os requisitos nacionais ou condições climáticas/regionais do local que será amostrado. Fornece informações sobre a avaliação de risco específica em áreas contaminadas, o estudo de potenciais efeitos adversos dos impactos antrópicos (por exemplo, a aplicação de produtos/substâncias químicas ou a construção de estradas), a classificação biológica e a avaliação de solos, de modo a determinar a qualidade biológica dos solos, e o monitoramento biogeográfico de longo prazo no contexto de proteção ou restauração da natureza, incluindo mudanças globais (por exemplo, como em projetos de pesquisa ecológica de longo prazo).
Target Genius Respostas Diretas:Como devem ser os padrões de amostragem?
Como deve ser realizada a seleção e a identificação dos locais de amostragem?
Como deve ser feita a preparação do local de amostragem?
A biodiversidade da fauna do solo é enorme. O solo abriga comunidades ricas em espécies, as quais regulam processos no ecossistema, como decomposição de matéria orgânica, fluxos de nutrientes ou a fertilidade do solo em geral. Todos os filos de animais terrestres podem ser encontrados em solos.
Além de milhares de “espécies” bacterianas e fúngicas, mais de 1.000 espécies de invertebrados, em abundância de até 1,5 milhão de indivíduos, podem ser encontradas dentro de um metro quadrado de solo. Essa diversidade só pode ser estimada de forma confiável por meio da investigação da própria comunidade do solo, uma vez que outros parâmetros como o clima não são ou são minimamente correlacionados com a riqueza de espécies.
A composição desta comunidade, bem como a abundância e biomassa das espécies individuais e grupos é uma valiosa fonte de informação, uma vez que integram vários efeitos abióticos e bióticos, tais como propriedades e condições do solo, clima, competição ou influências biogeográficas. Por esta razão, a avaliação da biodiversidade das comunidades de invertebrados do solo se torna cada vez mais importante para a classificaç&a...