03/08/2022 - Equipe Target
NBR 15218 de 07/2022 - Critérios para qualificação e certificação de inspetores de pintura industrial
A NBR 15218 de 07/2022 - Critérios para qualificação e certificação de inspetores de pintura industrial estabelece os critérios e a sistemática para qualificação e certificação de inspetores de pintura industrial, bem como descreve as atribuições e responsabilidades para os níveis de qualificação estabelecidos. Estabelece os requisitos para qualificação e certificação de inspetor de pintura industrial nos níveis 1 e 2.
Acesse algumas questões relacionadas a essa norma GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:
O que é o relatório de inspeção de pintura industrial (RIPI)?
Como deve ser feito o exame de qualificação dos inspetores de pintura industrial?
O inspetor de pintura industrial é um profissional certificado pelo organismo de certificação, capacitado a exercer as atividades de controle de qualidade relativas à pintura industrial. O nível de qualificação é o nível profissional atribuído a um indivíduo, decorrente da comprovação formal de seus conhecimentos, habilidades e aptidões, que o capacita a exercer as atividades de inspeção de pintura industrial.
Os profissionais que atuam como inspetores de pintura industrial são classificados em dois níveis crescentes de qualificação e certificação, designados pelos algarismos arábicos 1 e 2. As atribuições e responsabilidades básicas inerentes a cada um dos níveis de inspetor de pintura industrial são descritas nessa norma.
Os profissionais qualificados no nível 1 devem trabalhar de acordo com as instruções ou procedimentos escritos, devendo exercer as atividades descritas a seguir. Devem interpretar os requisitos das normas técnicas de pintura industrial referentes a: especificação de pintura; inspeção de recebimento de tintas, diluentes, solventes e abrasivos; preparação de superfície; aplicação de tintas; execução de testes no substrato e na pintura, bem como monitoramento das condições climáticas no local da aplicação; controle da qualidade antes, durante e após a aplicação das tintas.
Também, devem interpretar os procedimentos de pintura industrial, interpretar os planos de inspeção e as listas de verificação de pintura industrial e participar da reunião de abertura de serviços de pintura (pre-job meeting). Devem efetuar a inspeção de recebimento de tintas, diluentes, solventes e abrasivos, confrontar com documentos de compra, verificar a existência do certificado de análise e analisar as embalagens. Verificar o armazenamento de tintas, diluentes, solventes e abrasivos e monitorar a qualidade do ar comprimido.
São suas funções efetuar a análise da água e verificar se os resultados obtidos estão em conformidade com os requisitos estabelecidos na especificação, monitorar as condições ambientais antes e durante a preparação da superfície e aplicação das tintas e verificar se os equipamentos e materiais a serem utilizados estão adequados e se os instrumentos de medição estão com os certificados de calibração válidos. Devem inspecionar todas as etapas dos processos de preparação da superfície e aplicação das tintas, verificar se os retoques estão sendo feitos em conformidade com os procedimentos estabelecidos na especificação do esquema de pintura e atender aos requisitos de segurança relativos aos seus trabalhos.
Os inspetores devem registrar os resultados no relatório de inspeção de pintura industrial (RIPI) e nos demais relatórios necessários, citados no procedimento de pintura, além de emitir relatório de não conformidade, quando necessário.
Os profissionais qualificados no nível 2 devem estar em condições de executar, todas as atividades inerentes ao nível 1 de qualificação e mais as descritas a seguir. Devem interpretar os requisitos das normas técnicas de pintura industrial referentes às especificações de tintas; e na seleção de métodos de ensaios e testes. Devem, ainda, elaborar e/ou comentar os procedimentos de pintura, participar da reunião de abertura de serviços de pintura (pre-job meeting), quando aplicável, e supervisionar as atividades do inspetor de pintura N1 e controlar as qualificações vigentes dos IP N1.
Os profissionais devem elaborar e/ou comentar os planos de inspeção e listas de verificação de pintura, interpretar e emitir parecer quanto aos certificados de análise das tintas, participar e controlar a execução de planos de calibração de instrumentos de medição e testes, verificando se estão calibrados e com certificados de calibração dentro do prazo de validade.
Incluem as responsabilidades de estabelecer esquemas de pintura com base nas informações normativas e nas instruções dos fabricantes de tintas, conhecer e selecionar métodos para os ensaios de tintas, avaliar as causas de não conformidades e propor as respectivas ações corretivas e elaborar e aplicar procedimento de treinamento para mão de obra de pintura industrial. O candidato a inspetor de pintura industrial deve comprovar, mediante documentos, o atendimento aos requisitos mínimos de escolaridade e experiência profissional estabelecidos na tabela abaixo devendo ser respeitadas as exigências curriculares das legislações estaduais pertinentes.
Clique na imagem acima para uma melhor visualização
O candidato ao exame de qualificação visando à certificação deve comprovar formalmente, por meio de certificado, ter obtido resultado satisfatório em curso de treinamento. O certificado deve ser reconhecido pelo organismo de certificação e o curso de treinamento deve possuir carga horária mínima de 88 h para o inspetor de pintura nível 1 e de 40 h para o inspetor de pintura nível 2, de acordo com o conteúdo programático mínimo estabelecido nessa norma.
Além disso, o candidato deve conhecer e aceitar formalmente as regras do termo de conduta ética do organismo de certificação. O candidato a inspetor de pintura industrial deve comprovar que possui acuidade visual satisfatória, por meio de atestado médico que cite explicitamente o atendimento aos seguintes requisitos: acuidade visual natural ou corrigida, comprovada pela capacidade de ler as letras J-1 do padrão Jaeger para visão próxima a 40 cm de distância; acuidade visual para visão longínqua, natural ou corrigida, igual ou superior a 20/20 da escala Snellen; e visão cromática normal, comprovada por meio do teste de Yshihara.
FONTE: Equipe Target