29/04/2020 - Equipe Target
NBR ISO 22825 de 04/2020 - Ensaios não destrutivos de soldas — Ensaio por ultrassom — Ensaios de soldas em aços austeníticos e ligas à base de níquel
A NBR ISO 22825 de 04/2020 - Ensaios não destrutivos de soldas — Ensaio por ultrassom — Ensaios de soldas em aços austeníticos e ligas à base de níquel especifica a abordagem a ser seguida no desenvolvimento de procedimentos de ultrassom dos seguintes tipos de soldas: soldas em aços inoxidáveis; soldas em ligas à base de níquel; soldas em aços dúplex; soldas dissimilares; soldas austeníticas. Os objetivos do ensaio podem ser diferentes, por exemplo para a avaliação do nível de qualidade (fabricação); para a detecção de indicações específicas induzidas em serviço. Os critérios de aceitação não estão incluídos nesta norma, mas podem ser aplicados em conformidade com o escopo do ensaio, conforme os itens a serem determinados pela especificação. Os requisitos desta norma são aplicáveis aos ensaios manual e mecanizado.
Target Genius Respostas Diretas:Quais as etapas necessárias em um procedimento escrito de ensaio por ultrassom?
Quais são as implicações práticas do uso de ondas longitudinais refratadas?
O que deve garantir a varredura?
O que deve incluir os resultados do ensaio?
As soldas em componentes de aço austenítico e soldas dissimilares são consideradas difíceis de inspecionar por ultrassom. Os principais problemas estão associados à estrutura não favorável e ao tamanho de grão, bem como à heterogeneidade nas propriedades dos materiais e anisotropia mecânica e acústica, propriedades que contrastam com o comportamento relativamente homogêneo e isotrópico em soldas de aço-carbono e de baixa liga.
Metal de solda austenítico e outros materiais anisotrópicos e de granulação grossa podem afetar significativamente a propagação do ultrassom. Além disso, podem ocorrer distorção do feixe, reflexões inesperadas e conversões de modo na linha de fusão e/ou nos grãos colunares. Por isto, pode ser difícil e por vezes impossível que ondas ultrassônicas penetrem no metal de solda.
O ensaio de ultrassom destes metais pode requerer técnicas que diferem das técnicas convencionais. Estas técnicas especiais incluem a utilização de cabeçotes de duplo cristal concebidos para ondas longitudinais refratadas ou ondas creeping. Além disso, é necessário confeccionar blocos de referência representativos com soldas, a fim de desenvolver o procedimento de ensaio, ajustar o nível de sensibilidade ...