20/06/2018 - Equipe Target
NBR ISO 15489-1 de 05/2018: os conceitos da gestão de documentos de arquivo
A NBR ISO 15489-1 de 05/2018 - Informação e documentação - Gestão de documentos de arquivo - Parte 1: Conceitos e princípios define os conceitos e princípios a partir dos quais são desenvolvidas as abordagens para produção, captura e gestão de documentos de arquivo. Esta parte 1 descreve os conceitos e os princípios relacionados ao seguinte: documentos de arquivo, metadados para documentos de arquivo e sistemas de documentos de arquivo; políticas, responsabilidades atribuídas, monitoramento e treinamento que dão apoio à gestão eficiente de documentos de arquivo; análise recorrente de contexto de negócio e identificação de requisitos de documentos de arquivo; controles de documentos de arquivo; processos para produção, captura e gestão de documentos de arquivo. Aplica-se à produção, captura e gestão de documentos de arquivo, independentemente da estrutura ou da forma, em todos os tipos de negócios ou ambientes tecnológicos, ao longo do tempo.
Target Genius Respostas Diretas:Por que se recomenda os metadados para documentos de arquivo?
Quais são os critérios para o monitoramento e a avaliação?
Como implementar os requisitos de documentos de arquivo?
Quais são as regras de acesso e permissões?
Como deve ser feita a classificação e a indexação de documentos de arquivo?
Esta Parte 1 estabelece os conceitos e os princípios fundamentais para a produção, captura e gerenciamento de documentos. Ela está no cerne de uma série de normas internacionais e relatórios técnicos que fornecem mais orientações e instruções sobre os conceitos, técnicas e práticas para a produção, captura e gerenciamento de documentos de arquivo. Os documentos de arquivo são tanto prova de atividade de negócios quanto ativos de informação.
Eles podem ser diferenciados de outros ativos de informação por sua função como prova na transação de negócios e pela sua confiança em metadados. Os metadados dos documentos de arquivo são usados para indicar e preservar o contexto e aplicar regras apropriadas para a gestão de documentos de arquivo.
A gestão de documentos de arquivo abrange o seguinte: produção e captura de documentos de arquivo para cumprir os requisitos de prova da atividade de negócio; adoção de medidas apropriadas para proteger sua confiabilidade, integridade e usabilidade conforme seu contexto de negócios e requisitos para gestão de mudanças ao longo do tempo. A referência à “atividade” ou “atividades de negócios”, nesta parte da NBR ISO 15489, é interpretada amplamente como aquelas atividades que apoiam os propósitos de existência ...