13/06/2018 - Equipe Target
NBR 9452 (NB1018) de 04/2016: os requisitos na realização de inspeções em pontes, viadutos e passarelas de concreto
Quem trafega pelos principais viadutos, pontes e túneis das cidades brasileiras não imagina que, em alguns pontos, a estrutura física está completamente danificada, pondo em risco a vida da população. Dentre os problemas apresentados estão ferragens expostas, camadas de proteção do concreto degradadas, vegetações surgindo das estruturas, infiltração e umidade.
Um dos primeiros passos a ser feito é reforçar a estrutura de concreto para não se ter uma surpresa, porque as chances de desabar são incalculáveis. Às vezes, um dos fatores que favorecem o péssimo estado de pontes e viadutos é a salinidade do ar, que contribui para a corrosão do ferro que fica sobre o cobrimento da ferragem, também conhecida de camada de concreto.
A NBR 9452 (NB1018) de 04/2016 - Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto - Procedimento especifica os requisitos exigíveis na realização de inspeções em pontes, viadutos e passarelas de concreto e na apresentação dos resultados destas inspeções. A norma fala em alguns tipos de vistorias: cadastral; rotineira; e especial. A obra de arte especial (OAE) é uma estrutura classificada como ponte, pontilhão, viaduto ou passarela.
Target Genius Respostas Diretas:Qual o roteiro básico e a ficha para uma inspeção cadastral?
Como deve ser feita a classificação da condição da OAE?
O que é uma inspeção cadastral?
Quais os parâmetros de avaliação das obras de arte especial (OAE)?
As pontes são projetadas para uma vida útil de 50 anos, o que pode ser prolongado em muito se houver manutenção adequada. Em uma cidade onde o trânsito é intenso, a frota só aumenta, a malha viária não cresce e sob vários viadutos e pontes multiplicam-se favelas, o cuidado deveria ser ainda maior, uma vez que os acidentes são mais fr...