Somos surpreendidos esporadicamente pela Imprensa pelas notícias sobre desabamentos de edifícios, muitas vezes sem explicações convincentes. A causa desses graves e inaceitáveis acidentes pode estar em um leque que vai desde má fé até a incapacidade profissional.
As técnicas de construção evoluem constantemente com a introdução de novas tecnologias, novos critérios e procedimentos de cálculo de estruturas, com os recursos da informatização, o desenvolvimento de novos cimentos com seus conseqüentes concretos de maior resistência, sempre incorporando novos conhecimentos, para que acidentes sejam evitados. Fosse de outra forma, teríamos muitos acidentes diários nas metrópoles.
Uma vez incoporado o conhecimento, sua aplicação se torna obrigatória pelos profissionais da área.
A Norma NBR15146 Controle tecnológico de concreto - Qualificação de pessoal - Requisitos, especifica os requisitos exigíveis para a qualificação de pessoal responsável pela execução das atividades de controle da qualidade relativa ao concreto e seus materiais constituintes. A norma foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, em outubro deste ano.
Isso nos remete à idéia de que não basta se preocupar
somente com os materiais. Os profissionais que o utilizam também devem
estar adequadamente preparados para garantir sua correta aplicação.
Manter profissionais qualificados para atestar a qualidade do concreto é
apenas um passo em uma edificação. Mas esse pequeno passo pode
evitar imensos desastres.
Para adquirir a norma NBR15146, clique
aqui.