23/03/2016 - Equipe Target
Os ensaios em amostras de solo
A NBR 6457 (MB27) de 03/2016 - Amostras de solo — Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização especifica o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização (análise granulométrica e determinação dos limites de liquidez e plasticidade, da massa específica das partículas que passam na peneira de 4,8 mm, da massa específica aparente e da absorção de água pelos grãos retidos na peneira de 4,8 mm). Também se aplica ao método para determinação do teor de umidade de solos, em laboratório.
Acesse algumas perguntas relacionadas com essa norma GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:
Qual a aparelhagem necessária para a realização dos ensaios em amostras de solo?
Como deve ser a preparação de amostras para ensaios de compactação?
Para a preparação de amostras para ensaios de compactação, podem ser utilizados três processos para a preparação de amostras para ensaios de compactação: preparação com secagem prévia até a umidade higroscópica; preparação a 5 % abaixo da umidade ótima presumível; e preparação a 3 % acima da umidade ótima presumível. Para a preparação de amostras para ensaios de caracterização, podem ser utilizados dois processos para a preparação de amostras para ensaios de caracterização, sendo um com secagem prévia e outro sem secagem prévia da amostra. O segundo processo pode ser empregado apenas no caso da amostra apresentar no máximo 10 % de material retido na peneira de 0,42 mm.
Quanto ao teor de umidade de solos, em laboratório, a aparelhagem necessária para a execução do ensaio é a seguinte: balanças que permitam pesar nominalmente 200 g, 1,5 kg e 5 kg, com resoluções de 0,01 g, 0,1 g e 0,5 g, respectivamente, e sensibilidade compatíveis; estufa capaz de manter a temperatura entre 60 °C e 65 °C e entre 105 °C e 110 °C; dessecador contendo sílica-gel; recipientes adequados, confeccionados com material não corrosível, como cápsulas metálicas com tampa e pares de vidro de relógio com grampo, de dimensões adequadas; e pinças metálicas com aproximadamente 30 cm de comprimento e 15 cm de abertura.
Deve ser ressaltado que a resistência do solo está diretamente relacionada com seu grau de compacidade quando é adensado por um determinado esforço. Para cada tipo de solo e para cada esforço de compactação existe uma determinada umidade, denominada umidade ótima de compactação, na qual ocorrem as condições em que se pode obter o melhor adensamento, ou seja, a maior massa específica seca.
Nesta condição, o solo também apresenta menor porosidade, caracterizando assim um material mais durável e mais resistente mecanicamente. Por meio do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.
O ensaio mais comum é o de proctor (normal, intermediário ou modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra. A caracterização física é feita habitualmente recorrendo a ensaios de rotina simples nomeadamente: análises granulométricas, determinação dos limites de consistência e do teor em água natural (nos solos finos), ensaios de compactação, determinação da massa volumétrica através de amostras representativas e determinação da densidade das partículas sólidas.
Este conjunto de ensaios proporciona a obtenção de parâmetros, índices que identificam não só a natureza do solo, bem como podem ser correlacionados com as suas propriedades mecânicas. O procedimento para a compactação dos solos é um processo manual ou mecânico que visa reduzir os vazios do solo, aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tomar o aterro mais homogêneo, melhorando as suas características de resistência, deformidade e permeabilidade.
A compactação do solo também é uma das etapas de construções, por exemplo, de rodovias, através de um equipamento chamado de compactador. A compactação de solo é definida como o método de aumentar mecanicamente a densidade do solo.
Em construções, esta é uma parte importante do processo de edificação. O ensaio de compactação tem basicamente dois objetivos: determinar a umidade ótima do solo (hot), para uma dada energia de compactação; e determinar o peso específico aparente seco máximo (γs max) associada à umidade ótima.
Enfim, o ensaio de compactação dos solos é de primordial importância para que se classifique o solo, ou seja, uma necessidade que seja realizado para a construção de estradas, aeroportos e outras estruturas. A compactação é um método que se dá por meio de transferência de energia mecânica à estabilização dos solos.
Portanto, se constata que a adição de água a um solo seco facilita a sua compactação, ou seja, cada vez que se adiciona água a esse solo pouco úmido, a densidade do material compactado aumenta. Na verdade, o acréscimo de água tem um efeito benéfico enquanto não se alcança certo teor de umidade, que é a umidade ótima (hot). Quando a adição de água conduz a umidades superiores a hot, passa-se a verificar o processo inverso.
FONTE: Equipe Target