26/11/2014 - Equipe Target
Produtos perigosos a bordo de aeronaves
A ICAO 9481 - Emergency response guidance for aircraft incidents involving dangerous goods fornece orientações aos membros e aos operadores para o desenvolvimento de procedimentos e políticas para lidar com bens de incidentes perigosos a bordo das aeronaves. Contém informações gerais sobre os fatores que podem ter de ser considerado quando se trata de qualquer incidente com mercadorias perigosas e fornece códigos de perfuração específicos de resposta de emergência para cada item listado nas Instruções Técnicas para o Transporte Seguro de Mercadorias Perigosas por Via Aérea (Doc 9284).
Em caso de um derramamento de mercadorias perigosas conhecidas ou suspeitas em forma de pó, o que for afetado deve ser deixado em repouso. Este tipo de derramamento não deve ser coberto com qualquer extintor de fogo ou ser diluído com água. Os passageiros devem ser transferidos para fora da área.
Deve-se desligar os recirculadores de ar e a área de dispersão deve ser coberta por meio de polietileno ou outra bolsas de plástico e cobertores. Depois disso, a área deve ser mantida isolada e, após o desembarque, só especialistas devem lidar com a situação.
O Anexo 18 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que trata sobre a segurança do transporte de mercadorias perigosas por aeronaves, exige que o operador deva fornecer tais informações no Manual de Operações necessária...