Text page

NBR 11682: a estabilidade de encostas

Essa norma prescreve os os requisitos exigíveis para o estudo e controle da estabilidade de encostas e de taludes resultantes de cortes e aterros realizados em encostas.

14/03/2013 - Equipe Target

O perigo da instabilidade das encostas

Quando uma encosta fica instável pode ocorrer o deslizamento de terra, ou seja, um processo de vertente que envolve o desprendimento e o transporte de solo e/ou material rochoso encosta abaixo. Os deslizamentos, assim como outros movimentos de massa, fazem parte da dinâmica natural de transformação e formação da crosta terrestre e estão relacionados também a fenômenos naturais como gravidade e variações climáticas. À custa de eventos catastróficos a questão de instabilidade de encostas entrou em definitivo na pauta das discussões do meio técnico e também da sociedade brasileira.

A NBR 11682 de 08/2009 – Estabilidade de encostas prescreve os requisitos exigíveis para o estudo e controle da estabilidade de encostas e de taludes resultantes de cortes e aterros realizados em encostas. Abrange, também, as condições para estudos, projeto, execução, controle e observação de obras de estabilização. Não estão incluídas nessa norma os requisitos específicos aplicáveis a taludes de cavas de mineração e a taludes de barragens, de subsolos de prédios e de cavas de metrô, a aterros sobre solos moles e de encontro de pontes, bem como qualquer outra situação distinta que não envolva encostas.

A norm...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Acesso por corda — Procedimento para aplicação do método
NBR15595 de 11/2016

Acesso por corda — Procedimento para aplicação do método

Proteção de taludes e fixação de margens em obras portuárias - Procedimento
NBR12589 de 04/1992

Proteção de taludes e fixação de margens em obras portuárias - Procedimento