Text page

NBR ISO/IEC 17025: Os requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração

Essa norma estabelece os requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios em fornecer resultados de ensaio e calibração tecnicamente válidos. Indicada para o uso de laboratórios de calibração e ensaio no desenvolvimento de seu sistema de gestão da qualidade.


10/10/2011 - Equipe Target

A gestão da qualidade em laboratórios

Um laboratório, seja de que categoria for, necessita ter um programa de gestão para garantir ser tecnicamente competente e capaz de gerar resultados tecnicamente válidos. Quando a gestão é baseada na norma ISO 9001 e obtém a certificação pode não estar apto para demonstrar sua competência técnica ou que é capaz de produzir resultados de ensaios e/ou calibrações com a devida qualidade técnica.

Assim, o credenciamento na norma ISO/IEC 17025 não é a mesma coisa que possuir o certificado ISO 9001, já que a aceitação de resultados de calibração e de ensaio entre países será mais fácil se os laboratórios operarem de acordo com esta norma internacional. Além disso, ficará mais relevante se conseguirem credenciamento de organismos de seus países de origem que fizeram acordos de reconhecimento mútuo com organismos equivalentes em outros países que usam esta norma internacional.

Em resumo, a adequação das atividades gerenciais e técnicas do laboratório de acordo com os critérios da ISO/IEC 17025 deve ser vista não como um custo, mas como um investimento de médio e longo prazos e cujo retorno comercial e financeiro certamente será garantido pela comprovaçã...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 09/2015

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário