Text page

NBR 15974: Os requisitos para a produção de soja não geneticamente modificada

Essa norma estabelece os procedimentos para produção, transporte e armazenagem de soja Glycine max L. Merril, em grão, não geneticamente modificada, destinada ao comércio interno e externo, utilizada como alimento humano, alimento para animais e matéria-prima para indústria, interessada em certificá-los como não geneticamente modificados.


28/09/2011 - Equipe Target

A soja na alimentação humana

Conhecida há muito tempo pela humanidade, a soja não transgênica, nas últimas décadas, tornou-se um produto bastante conhecido. O grão e alguns de seus derivados são conhecidos como alimentos completos. É uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha. Ela é rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. Contém, também, uma classe de fito hormônios (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides. Essas substâncias atuam como um antioxidante, reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e consequentemente diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, exercem controle sobre a atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.

Apesar desses possíveis benefícios, não se deve esquecer que a concentração dos isoflavonóides na soja depende da variedade da planta, das condições climáticas às quais a planta foi exposta, já que o seu teor é mais elevado quando cultivada em regiões frias e também do metabolismo de cada indivíduo. O fato de o grão ser industrializado também influencia, pois dependendo do tipo de processamento pode haver uma perda maior ou menor do fito-hormônio. Outros alimentos como cereais, especialmente o trigo integral e a cevada, feijões, sementes de linhaça, alho, br&oacut...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Grãos — Procedimentos de amostragem
NBR11161 de 06/2016

Grãos — Procedimentos de amostragem