Text page

BS EN ISO 22413: os requisitos e métodos de ensaio de kits para as transfusões de sangue

O BSI acaba de publicar essa norma europeia e ISO que busca especificar os requisitos para os kits de preparações farmacêuticas. Esses materiais são utilizados para transfusão, infusão e injeção de sangue para uso medicinal e farmacêutico.

15/07/2011 - Equipe Target

A qualidade nas transfusões de sangue

Por meio de resoluções, busca-se normalizar as atividades de hemoterapia, estabelecendo que o serviço de hemoterapia deve possuir ambiente e equipamentos adequados, para que as diferentes atividades possam ser realizadas segundo as boas práticas de manipulação, sendo necessário checar os equipamentos antes de sua utilização e encaminhá-los à manutenção quando necessário, registrando qualquer informação relevante. Um programa de qualidade também deve incluir registros claros e não rasurados, cujos dados obtidos devem ser rotineiramente controlados e analisados de maneira que leve à melhoria da qualidade dos processos. Importante que todos os registros devem ficar guardados por um período mínimo de 20 anos e devem permitir a identificação do profissional responsável pela realização do procedimento.

Dessa forma, a qualidade em hemoterapia depende também de uma abordagem administrativo/gerencial profunda, pelo enfermeiro, do erro humano no trabalho, visto que é uma maneira de reduzir significativamente o número e a gravidade de acidentes, perdas, quase acidentes e outras formas de prejuízo comuns à empresa. Alguns a...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Implantes cardiovasculares e órgãos artificiais — Trocadores de gás-sangue (oxigenadores)
NBRISO7199 de 09/2018

Implantes cardiovasculares e órgãos artificiais — Trocadores de gás-sangue (oxigenadores)

Laboratório clínico - Recipientes de uso único para coleta de sangue humano
NBRNM322 de 11/2008

Laboratório clínico - Recipientes de uso único para coleta de sangue humano