Text page

NBR IEC 62476: avaliando os produtos eletroeletrônicos ambientalmente corretos

Essa norma é um guia ara avaliação de produtos com referência ao uso de substância com restrições em produtos eletroeletrônicos”, equivalente à IEC/TR 62476:201, fornece uma estrutura para o uso de normas internacionalmente aceitas, ferramentas e práticas para avaliar produtos eletroeletrônicos com referência a substâncias restritas.


10/06/2011 - Equipe Target

O problema ambiental gerado pelos produtos eletroeletrônicos

Se não há no país ainda uma legislação específica sobre o assunto, pelo menos essa norma poderá cobrir a lacuna. Na verdade, além das questões de responsabilidade ambiental pelo destino de produtos como computadores, celulares, secadores de cabelo, geladeiras, etc., outro motivo que mobiliza a sociedade é o valor econômico dos resíduos.

Dessa forma, esse Guia para avaliação de produtos com referência ao uso de substância com restrições em produtos eletroeletrônicos, equivalente à IEC/TR 62476:2010, fornece uma estrutura para o uso de normas internacionalmente aceitas, ferramentas e práticas para avaliar produtos eletroeletrônicos com referência a substâncias restritas. Pode ser aplicado para substâncias declaráveis que não são restritas em produtos eletroeletrônicos e provê um guia de como a documentação técnica, a avaliação pertinente e os métodos de controle podem ser selecionados e aplicados para substâncias restritas ou declaráveis em produtos de qualquer fabricante.

O documento não tem a intenção de definir um novo esquema de gerenciamento ou para propósitos de certificação. Métodos de controle e avaliação para substâncias em produtos podem ser integrados a sistemas de gerenciamento existentes, quando disponíveis. Pode ser necessário para uma organização demonstrar a conformidade com regulamentos e requisitos de mercado através de autodeclaração ou acordos contratuais estabelecidos ao longo da cadeia de fornecimento. A avaliação de um produto pode contar com uma série de métodos apropriados, estratégias ou processos para material, partes e/ou submontagens de qualquer produto eletroeletrônico.

Múltiplos métodos são geralmente requeridos, dado que produtos eletroeletrônicos frequentemente contém vários materiais, partes ou submontagens com diferentes graus de complexidade. Logo, uma abordagem multinível para o controle de substâncias restritas em produtos é benéfica. O sistema cobre todo o projeto, fabricação e outras funções operacionais (por exemplo, aquisição) para avaliar o produto quanto à presença de substâncias restritas.

O produtor deve definir e executar o controle de substância restrita (CSR) para as operações relacionadas considerando sua categoria de produtos e assegurar a execução de CSR adequada de seus fornecedores. Quando avaliar um produto, o produtor deve ter um nível de documentação técnica que demonstre o efetivo CSR. Restrições de substância específica em produtos eletroeletrônicos podem ser requeridas através de legislação ou especificações do cliente. Convém que o produtor considere as fontes pertinentes para as restrições de substância.

Convém que o CSR cubra, no mínimo, os seguintes elementos:

• Substâncias restritas e critério de avaliação. Convém que o planejamento e desenvolvimento do produto indiquem a categoria de tecnologias do produto, estruturas, materiais do produto, fornecimento de peças e submontagens e regras relacionadas ao desenvolvimento do processo.

• Identificação da(s) fonte(s) de informação(ões). Dependendo da complexidade dos materiais, peças ou submontagens em um produto particular ou categoria de produto, uma ou qualquer combinação das três fontes de informação (não em qualquer ordem de prioridade) pode ser usada: informação do fornecedor; ensaio analítico; operações de manufatura e montagem, incluindo entrada de suprimento, controle de processo e entrega;

• Avaliação da informação. O produtor tem a responsabilidade pela produção de procedimentos CSR. Isto significa que os procedimentos são estabelecidos, documentados e implementados. Convém que um procedimento para a revisão e melhoria contínua para os controles de substância restrita seja estabelecido.

Recomenda-se que a alta direção do produtor assegure que uma estratégia documentada no controle de substâncias restritas seja definida e apropriada para o propósito da organização. Uma estratégia de CSR do produtor pode ser detalhada e direcionada visando linhas de produtos específicos ou regulamentos ambientais específicos, ou mais geral e ampla para cobrir múltiplas linhas de produtos e operações em várias áreas geográficas, cobrindo vários regulamentos ambientais, como apropriado para a organização.

Como uma primeira etapa, é importante desenvolver uma lista das substâncias restritas. Recomenda-se que métodos de avaliação documentados para diferentes tipos de materiais, baseados em conhecimento comum ou em competência de especialistas estejam disponíveis para o produtor e seus fornecedores. Convém que haja evidência de que procedimentos são seguidos e que declarações de material ou outros tipos de documentação técnica tenham sido avaliados para confirmar a plenitude e exatidão.

As técnicas de ensaios analíticos podem ser usadas para medir as concentrações de substâncias restritas em amostras preparadas. Técnicas de ensaio específicas e métodos de preparação de amostras são geralmente requeridos para diferentes tipos de materiais. Amostragem e preparação da amostra são críticas para a precisão dos ensaios analíticos. Recomenda-se que ensaios analíticos de peças e equipamentos eletroeletrônicos sigam padrões industriais na coleta de amostras, preparação e métodos de ensaio, quando disponíveis. Para produtos que são compostos por múltiplos materiais, a desmontagem do produto e amostragem dos materiais pode ser necessária, dependendo dos requisitos de restrição da substância. A IEC/PAS 62596 fornece um guia em métodos e limitações em desmontagem de produtos, desmembramento e amostragem na preparação de ensaios analíticos.

Para mais informações clique no link:

ABNT IEC/TR62476 - Guia para avaliação de produtos com referência ao uso de substância com restrições em produtos eletroeletrônicos

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
NBRISO9000 de 11/2008

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
NBRISO9001 de 12/2000

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso
NBRISO14001 de 10/2015

Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado
NBRISO9004 de 11/2019

Gestão da qualidade — Qualidade de uma organização — Orientação para alcançar o sucesso sustentado