As descargas atmosféricas, popularmente conhecidas como raios, podem ser consideradas como a mais violenta manifestação da natureza, pois em frações de segundos um raio pode produzir uma descarga elétrica de altíssima intensidade capaz de provocar acidentes terríveis como incêndios, queda de árvores, destruição de estruturas e morte de pessoas – acidentes estes que vêm crescendo consideravelmente devido às alterações climáticas e o efeito estufa do planeta.
O Brasil é o campeão mundial na incidência de raios. São cerca de 100 milhões de raios por ano, causando a morte de aproximadamente 200 pessoas e deixando outras 1000 feridas - segundo dados publicados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Este tipo de acidentes pode ser prevenido com a aplicação da norma NBR 5419:2005 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas), que fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), para proteger as edificações e estruturas comuns, utilizadas para fins comerciais, industriais, agrí...