04/06/2025 - Equipe Target
NBR NM 333 de 04/2025 - Ensaios não destrutivos - Monitoração contínua por emissão acústica de vasos de pressão - Procedimento
Em sua nova edição, a NBR NM 333 de 04/2025 - Ensaios não destrutivos - Monitoração contínua por emissão acústica de vasos de pressão - Procedimento estabelece o procedimento a ser utilizado durante a monitoração contínua por emissão acústica (EA) de componentes metálicos ou não, que estejam submetidos a outros esforços utilizados em serviços nucleares ou não. A monitoração pode ser realizada como função de carga, pressão, temperatura e/ou tempo. A norma tem por objetivo detectar, localizar e caracterizar fontes de EA e interpretar os sinais de resposta de EA para avaliar a significância relativa para integridade do equipamento em monitoração sob pressão.
Estas fontes de EA são limitadas para atividade durante a operação do componente em ensaio, ou seja, nenhum carregamento especial é aplicado exclusivamente para produzir EA. No contexto desta norma, a operação normal do sistema pode incluir rotina do ensaio de pressão realizado durante o desligamento da planta.
Target Genius Respostas Diretas:Qual é a resposta de um sensor guia de onda de EA indutivamente harmônico para 500 kHz?
Como realizar a caracterização e atenuação dos sinais?
Como se deve proceder no ensaio de EA?
Como devem ser feitos os relatórios e registros?
Todas as indicações relevantes detectadas durante a monitoração por EA devem ser caracterizadas em relação à morfologia e dimensionadas por outro método de ensaios não destrutivos. O pessoal que realiza o ensaio de EA deve estar em conformidade com a NM ISO 9712.
Muitos modos de carregamento são aplicáveis ao ensaio de EA incluindo partida, operação contínua e cíclica, e desligamento dos componentes e sistemas de operação da planta, bem como os ensaios de pressão dos sistemas não operantes da planta. A tensão pode ser induzida por pressão, gradiente térmico, regime normal de operação ou uma combinação de todos.
A intenç&atild...