31/01/2024 - Equipe Target
NBR ISO 15883-4 de 12/2023 - Lavadoras desinfetadoras - Parte 4: Requisitos e testes para lavadoras desinfetadoras empregando desinfecção química para endoscópios termolábeis
A NBR ISO 15883-4 de 12/2023 - Lavadoras desinfetadoras - Parte 4: Requisitos e testes para lavadoras desinfetadoras empregando desinfecção química para endoscópios termolábeis especifica os requisitos particulares, incluindo critérios de desempenho para as lavadoras desinfetadoras (LD) que se destinam a serem utilizadas na limpeza e desinfecção química de endoscópios termolábeis. Este documento também especifica os requisitos de desempenho para a limpeza e desinfecção das lavadoras desinfetadoras e de seus componentes e acessórios, que podem ser requeridos para atingir os critérios de desempenho necessários.
Os métodos, a instrumentação e as instruções requeridas para teste de tipo, teste de funcionamento, validação (instalação, qualificação operacional e de desempenho na primeira instalação), controle de rotina e monitoramento, além de requalificação da LD periodicamente e após reparos essenciais, também são especificados. Adicionalmente, o Anexo A apresenta orientações sobre uma divisão apropriada de responsabilidade para a gama de atividades abrangidas por este documento.
A LD em conformidade com este documento também pode ser usada para a limpeza e desinfecção química de outros produtos para saúde termolábeis reutilizáveis, para os quais o fabricante do dispositivo recomendou e validou este método de desinfecção. De acordo com os requisitos deste documento, as LD não são destinadas à limpeza e desinfecção de produtos para saúde, incluindo acessórios endoscópicos, os quais possuem estabilidade térmica e podem ser desinfetados ou esterilizados por métodos térmicos (ver NBR ISO 15883-1:2013+ Amd 1:2014, 4.1.5).
Os requisitos de desempenho especificados deste documento não asseguram a inativação ou remoção do(s) agente(s) (proteína príon) causador(es) de encefalopatias espongiformes transmissíveis. Se for considerado que a proteína príon pode estar presente, será necessário cuidado específico na escolha de agentes e desinfetantes de limpeza para assegurar que as substâncias químicas usadas não reajam com a proteína príon e/ou com outra proteína, de maneira que possa ser inibida a remoção ou inativação da carga da lavadora desinfetadora. Este documento pode ser usado por compradores prospectivos e fabricantes como a base de acordo na especificação da LD, fabricantes de endoscópios, produtos de limpeza e produtos desinfetantes.
Target Genius Respostas Diretas:Como medir a eficácia do desinfetante?
Como realizar o monitoramento de processo de cada ciclo operacional?