24/01/2024 - Equipe Target
NBR 12133 de 12/2023 - Líquidos isolantes elétricos — Medição da permissividade elétrica relativa, fator de perdas dielétricas e resistividade cc
A NBR 12133 de 12/2023 - Líquidos isolantes elétricos — Medição da permissividade elétrica relativa, fator de perdas dielétricas e resistividade cc especifica os métodos para determinação do fator de perdas dielétricas (tan δ), da permissividade elétrica relativa e da resistividade CC, de qualquer fluido isolante, à temperatura de ensaio. Estes métodos aplicam-se principalmente aos ensaios-padrão, em líquidos novos, mas também podem ser aplicados aos fluidos isolantes de equipamentos em operação, no monitoramento de transformadores, reatores e reguladores, além de cabos e outros equipamentos elétricos. Para determinações de rotina, podem ser adotados procedimentos simplificados, conforme descrito no Anexo C da norma.
Target Genius Respostas Diretas:Qual seria um exemplo de uma célula de três terminais para medições em líquidos?
Qual é o instrumento de medição para permissividade e tangente delta?
Qual deve ser a característica do solvente de limpeza?
Como proceder no enchimento da célula de ensaio?
A permissividade elétrica relativa, o fator de perdas dielétricas (tangente delta) e a resistividade cc são indicadores importantes da qualidade de um fluido isolante. Esses parâmetros podem corroborar a condição de desvio das características dielétricas desejadas e a influência no desempenho de um equipamento.
O fator de perdas é um dos parâmetros mais difundidos no monitoramento das condições de um líquido isolante elétrico, que está diretamente correlacionado ao nível de envelhecimento do material e é um parâmetro extremamente sensível a diferentes tipos de contaminantes, como produtos de oxidação, que nem sempre afetam a rigidez dielétrica de um líquido isolante. Quanto menor for o fator de dissipação, mais próximas as características dielétricas estarão da condição ideal.
Os valores elevados podem indicar risco de sobreaquecimento local em equipamentos em operação. O monitoramento do parâmetro, em manutenções periódicas, permite a identificação de desvios de conformidade e a indicação de ações preventivas.