10/01/2024 - Equipe Target
Inspeção, reparo, alteração e reconstrução de tanques
A API STD 653:2023 - Tank Inspection, Repair, Alteration, and Reconstruction cobre os tanques de armazenamento de aço construídos de acordo com API 650 e sua antecessora API 12C. Fornece os requisitos mínimos para manter a integridade de tais tanques após terem sido colocados em serviço e aborda inspeção, reparo, alteração, realocação e reconstrução.
O escopo é limitado à fundação do tanque, fundo, casco, estrutura, teto, acessórios anexados e bocais para a face do primeiro flange, primeira junta roscada ou primeira conexão de extremidade soldada. Muitos dos requisitos de projeto, soldagem, exame e materiais da API 650 podem ser aplicados na inspeção de manutenção, classificação, reparo e alteração de tanques em serviço. No caso de aparentes conflitos entre os requisitos desta norma e a API 650 ou sua antecessora API 12C, esta norma deverá prevalecer para tanques que tenham sido colocados em serviço.
Esta norma possui requisitos fornecidos em dois sistemas alternativos de unidades. Quaisquer reparações deverão estar em conformidade com as unidades de construção originais, ou seja: todos os requisitos apresentados nesta norma em unidades métricas (SI); ou todos os requisitos fornecidos nesta norma em unidades habituais dos EUA (USC).
Esta norma emprega os princípios da API 650, contudo, os proprietários/operadores de tanques de armazenamento, com base na consideração de detalhes específicos de construção e operação, podem aplicar esta norma a qualquer tanque de aço construído de acordo com uma especificação de tanque. Destina-se ao uso por organizações que mantêm ou têm acesso a pessoal de engenharia e inspeção tecnicamente treinado e experiente em projeto, fabricação, reparo, construção e inspeção de tanques.
Esta norma não contém regras ou diretrizes para cobrir todas as diversas condições que podem ocorrer em um tanque existente. Quando os detalhes de projeto e construção não são fornecidos e não estão disponíveis na norma as-built, devem ser usados detalhes que proporcionem um nível de integridade igual ao nível fornecido pela edição atual da API 650.
Esta norma reconhece os conceitos de avaliação de aptidão para serviço para avaliar a degradação em serviço de componentes contendo pressão. API 579-1/ASME FFS-1, Fitness-For-Service, fornece procedimentos de avaliação detalhados ou critérios de aceitação para tipos específicos de degradação referenciados nesta norma. Quando essa norma não fornece procedimentos de avaliação específicos ou critérios de aceitação para um tipo específico de degradação ou quando esta norma permite explicitamente o uso de critérios de adequação ao serviço, API 579-1/ASME FFS-1 pode ser usada para avaliar os vários tipos de degradação ou requisitos de teste abordados nesta norma.
O proprietário/operador é o responsável final pelo cumprimento das disposições desta norma. A aplicação desta norma é restrita a organizações que empregam ou têm acesso a uma agência de inspeção autorizada conforme definido em 3.3. Caso uma parte que n...