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Ensaiando os veículos elétricos a bateria quanto à autonomia

Quais são os dados e os parâmetros que devem ser registrados no ensaio? Como deve ser utilizado o ciclo de velocidade constante (CVC)? Qual o princípio do ensaio de autonomia e de consumo de energia em ciclo único (SCT)? No que consiste o precondicionamento do veículo? Essas perguntas estão sendo respondidas na NBR 17142 de 11/2023 - Veículos rodoviários elétricos leves — Consumo de energia e autonomia — Método de ensaio.

20/12/2023 - Equipe Target

NBR 17142 de 11/2023 - Veículos rodoviários elétricos leves — Consumo de energia e autonomia — Método de ensaio

A NBR 17142 de 11/2023 - Veículos rodoviários elétricos leves — Consumo de energia e autonomia — Método de ensaio estabelece os procedimentos uniformes para ensaiar veículos elétricos a bateria (BEV) que podem ser operados em estradas públicas e privadas. O método de ensaio se aplica apenas a veículos que usam baterias como única fonte de energia.

Target Genius Respostas Diretas:

Quais são os dados e os parâmetros que devem ser registrados no ensaio?

Como deve ser utilizado o ciclo de velocidade constante (CVC)?

Qual o princípio do ensaio de autonomia e de consumo de energia em ciclo único (SCT)?

No que consiste o precondicionamento do veículo?

Historicamente, a determinação da autonomia e consumo de energia para veículos de bateria elétrica se baseou em uma metodologia de ensaio de ciclo único (single cycle test – SCT). Este ensaio de ciclo único exige que um veículo seja conduzido repetidamente sobre a mesma velocidade em um perfil de tempo, ou seja, ciclo de condução, até que a energia da bateria do veículo seja completamente esgotada.

A natureza longa e indeterminada do SCT coloca esforços logísticos significativos nas instalações de ensaio, uma situação que piora à medida que os avanços da tecnologia da bateria permitem uma capacidade ainda maior de autonomia. Também é possível que ciclos de ensaios adicionais, além do ciclo de condução urbano (CCU) e o ciclo de condução-estrada (CCE) usados atualmente, sejam necessários, a fim de melhor caracterizar os efeitos da temperatura e cargas acessórias na variação do desempenho, tornando o ensaio SCT menos prático.

Por estas razões, um procedimento de ensaio de ciclos múltiplos, multi cycle test (MCT) foi desenvolvido. O método MCT permite a determinação da autonomia e do consumo de energia em corrente alternada (ca) para vários tipos de ciclos de condução usando um único ensaio de descarga completa (full depletion test – FDT). Isto é realizado por meio da me...

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