04/10/2023 - Equipe Target
NBR 9077 de 12/2001 - Saídas de emergência em edifícios
A NBR 9077 de 12/2001 - Saídas de emergência em edifícios fixa as condições exigíveis que as edificações devem possuir: a fim de que sua população possa abandoná-las, em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física; para permitir o fácil acesso de auxílio externo (bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada da população. Os objetivos previstos devem ser atingidos projetando-se: as saídas comuns das edificações para que possam servir como saídas de emergência; e as saídas de emergência, quando exigidas. Esta norma se aplica a todas as edificações, classificadas quanto à sua ocupação, constantes na tabela do anexo, independentemente de suas alturas, dimensões em planta ou características construtivas. Esta norma fixa os requisitos para edifícios novos, podendo, entretanto, servir como exemplo de situação ideal que deve ser buscada em adaptações de edificações em uso, consideradas suas devidas limitações.
Target Genius Respostas Diretas:Quando as rampas são obrigatórias?
O que devem atender as escadas em uma edificação?
Como deve ser o dimensionamento de degraus e patamares?
A escada de emergência é integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada. A escada à prova de fumaça pressurizada (PFP) é à prova de fumaça, cuja condição de estanqueidade à fumaça é obtida por método de pressurização. Para os efeitos desta norma, as edificações são classificadas: quanto à ocupação, de acordo com a tabela 1 do Anexo da norma; quanto à altura, dimensões em planta e características construtivas.
Quanto aos componentes da saída de emergência, pode-se dizer que compreende os acessos ou rotas de saídas horizontais, isto é, acessos às escadas, quando houver, e respectivas portas ou ao espaço livre exterior, nas edificações térreas; escadas ou rampas; e descarga. As saídas de emergência são dimensionadas em função da população da edifica...