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A segurança e a verificação dos veículos industriais autopropelidos

Quais os procedimentos aplicáveis aos veículos movidos a gás liquefeito de petróleo (GLP)? Quais os requisitos da tubulação utilizada em veículos movidos a GLP? O que deve atender os sistemas de levantamento mecânico? Quais devem ser as características dos sistemas hidráulicos desses veículos? Essas questões estão sendo mostradas na NBR ISO 3691-1 de 03/2023 - Veículos industriais — Requisitos de segurança e verificação Parte 1: Veículos industriais autopropelidos, exceto veículos sem condutor, veículos de alcance variável e veículos transportadores de carga.

23/08/2023 - Equipe Target

NBR ISO 3691-1 de 03/2023 - Veículos industriais — Requisitos de segurança e verificação Parte 1: Veículos industriais autopropelidos, exceto veículos sem condutor, veículos de alcance variável e veículos transportadores de carga

A NBR ISO 3691-1 de 03/2023 - Veículos industriais — Requisitos de segurança e verificação Parte 1: Veículos industriais autopropelidos, exceto veículos sem condutor, veículos de alcance variável e veículos transportadores de carga fornece os requisitos de segurança e os meios para sua verificação para os seguintes tipos de veículos industriais autopropelidos, conforme definido na ISO 5053: veículos industriais com contrapeso; veículos de alcance com torre retrátil ou carro com braço do garfo retrátil; veículos transportadores de carga; veículos de empilhamento (empilhadeiras) de paletes (estrados); veículos com plataforma de alto levantamento; veículos com posição elevada do operador até 1.200 mm; veículos de carregamento lateral (somente um lado); veículos de empilhamento lateral (ambos os lados) e veículos de empilhamento lateral e frontal; veículos transportadores de paletes; veículos bidirecionais e multidirecionais; tratores com força na barra de tração, até e incluindo 20.000 N; veículos todo-terreno com contrapeso; e veículos industriais movidos a bateria, diesel, gasolina ou GLP (gás liquefeito de petróleo). Os veículos movidos a GNC (gás natural comprimido) não são tratados neste documento. Pretende-se que o GNC e outras fontes de energia sejam tratados em revisões futuras desta parte da NBR ISO 3691.

Para veículos com posição elevada do operador superior a 1.200 mm e/ou veículos projetados para se deslocarem com uma carga elevada superior a 1.200 mm, é previsto que esta parte seja utilizada em conjunto com a ISO 3691-3. A ISO 3691-3 não se aplica aos veículos de empilhamento (empilhadeiras) com contrapeso ou aos veículos destinados ao manuseio de contêineres. Alguns veículos selecionadores de pedidos de nível baixo com uma posição elevada do operador com altura de levantamento até e incluindo 1.200 mm podem ser equipados com um dispositivo de levantamento adicional para levantar a carga a uma altura máxima de levantamento de 1.800 mm.

Esta parte não é aplicável aos veículos autopropelidos de alcance variável, veículos sem condutor ou transportadores de carga, que são abrangidos nas ISO 3691-2, ISO 3691-4 e ISO 3691-6, respectivamente. Esta parte não é aplicável aos veículos industriais que operam em condições severas (por exemplo, climas extremos, aplicações congelantes, ambientes perigosos), em que precauções especiais podem ser necessárias. Requisitos regionais, além dos requisitos fornecidos nesta parte, são tratados nas ISO/TS 3691-7 e ISO/TS 3691-8.

Esta parte trata de todos os perigos, situações perigosas ou eventos perigosos significativos, conforme listado no Anexo B, com exceção das seguintes situações, aplicáveis às máquinas apropriadas, quando utilizadas conforme previsto e em condições de mau uso que são razoavelmente previsíveis pelo fabricante. Também não estabelece requisitos para perigos que podem ocorrer durante a construção, ao manusear cargas suspensas que possam oscilar livremente, ao utilizar os veículos em vias públicas, ao operar em atmosferas potencialmente explosivas, ao utilizar os veículos em corredores muito estreitos com distância livre inferior a 500 mm das prateleiras, de uma atitude não ergonômica do corpo, ao conduzir veículos com o operador sentado, com rebocamento da carga, durante o deslocamento com veículos sem carga que tenham uma capacidade nominal superior a 10.000 kg, devido a preocupações de visibilidade, devido à sobrecarga.

Para os efeitos desta parte, os braços do garfo, plataformas de carga e acessórios integrados são considerados partes integrantes do veículo industrial. Os acessórios instalados no transportador de carga ou nos braços do garfo que são removíveis pelo usuário não são considerados partes integrantes do veículo industrial. Os requisitos para acessórios são fornecidos nas seções apropriadas.

Target Genius Respostas Diretas:

Quais os procedimentos aplicáveis aos veículos movidos a gás liquefeito de petróleo (GLP)?

Quais os requisitos da tubulação utilizada em veículos movidos a GLP?

O que deve atender os sistemas de levantamento mecânico?

Baseado nos documentos visitados

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