12/07/2023 - Equipe Target
Série NBR IEC 61009 partes 1 e 2-1
A NBR IEC 61009-1 de 06/2023 - Disjuntores à corrente diferencial residual para uso doméstico e similar com dispositivo de proteção de sobrecorrentes (DDR) - Parte 1: Regras gerais se aplica aos disjuntores à corrente diferencial residual, com proteção contra as sobrecorrentes incorporadas, funcionalmente independentes ou funcionalmente dependentes da tensão de alimentação, para a utilização doméstica e similar (disjuntor diferencial residual - DDR), com tensão nominal não superior a 440 V em corrente alternada, com as frequências nominais de 50 Hz, 60 Hz ou 50/60 Hz, com corrente nominal não superior a 125 A e com capacidade de interrupção não superior a 25.000 A para funcionamento em 50 Hz ou 60 Hz. Estes dispositivos são destinados à proteção das pessoas contra os contatos indiretos, às partes metálicas acessíveis da instalação sendo conectadas a um aterramento apropriado e à proteção das linhas elétricas contra as sobrecorrentes nas edificações e aplicações similares.
Eles podem ser utilizados para assegurar a proteção contra os perigos de incêndio resultantes de uma corrente de falta persistente à terra, sem intervenção do dispositivo de proteção contra as sobrecorrentes do circuito. Os DDR com corrente diferencial residual nominal inferior ou igual a 30 mA são também utilizados como meio de proteção complementar, em caso de falha das outras medidas de proteção contra os choques elétricos.
Esta norma se aplica aos dispositivos desempenhando simultaneamente as funções de detecção da corrente diferencial residual, de comparação do valor desta corrente com um valor de funcionamento diferencial residual e de abertura do circuito protegido quando a corrente diferencial residual excede este valor, e desempenhando também as funções de estabelecer, manter e de interromper as sobrecorrentes nas condições especificadas. O conteúdo desta norma relacionado ao funcionamento nas condições de corrente diferencial residual é baseado na NBR IEC 61008-1.
O conteúdo desta norma relacionado à proteção contra as sobrecorrentes é baseado na IEC 60898-1. Os DDR são essencialmente destinados a serem manobrados por pessoas comuns (inadvertidas) e são projetados a não requerer manutenção. Eles podem ser submetidos a processos de certificação. As regras de instalação e de utilização dos DDR são indicadas na série IEC 60364. Eles são destinados a serem utilizados em ambientes com grau de poluição 2. Para as condições de sobretensão mais severas, convém utilizar os disjuntores de acordo com outras normas (por exemplo, NBR IEC 60947-2). Para os ambientes com grau de poluição mais elevados, convém utilizar invólucros com o grau de proteção apropriado.
Os DDR de tipo geral são resistentes aos disparos indesejáveis, incluindo o caso em que ondas de sobretensões (resultantes de transitórios de manobra ou induzidas por descargas atmosféricas) provocam correntes de carga na instalação sem que o...