08/03/2023 - Equipe Target
A inspeção em serviço de vasos de pressão
A API 510:2022 - Pressure Vessel Inspection Code: In-service Inspection, Rating, Repair, and Alteration abrange as atividades de inspeção, reparo, alteração e reclassificação em serviço de vasos de pressão e dispositivos de alívio de pressão (pressure-relieving devices - PRD) que protegem esses equipamentos. Este código de inspeção se aplica a todos os recipientes de hidrocarbonetos e processos químicos que foram colocados em serviço, a menos que especificamente excluídos pela norma. Mas, também pode ser aplicado a recipientes de processo em outras indústrias, a critério do proprietário/operador.
Isso inclui: os vasos construídos de acordo com um código de construção aplicável, como, por exemplo, o código de vasos de pressão e caldeiras ASME (BPVC), onde um vaso de pressão foi construído para o Código da Seção VIII da ASME. Destina-se a ser aplicado às Divisões 1 e 2 e não à Divisão 3; em embarcações construídas sem código de construção (embarcações sem código); embarcações construídas e aprovadas como jurisdicionais especiais com base na aceitação da jurisdição de determinado projeto, fabricação, inspeção, teste e instalação; embarcações fora do padrão. No entanto, as embarcações que foram oficialmente desativadas (ou seja, não são mais um ativo registrado do ponto de vista financeiro/contábil) não são mais cobertas por este código de inspeção em serviço. As embarcações abandonadas no local ainda podem precisar de alguma inspeção e/ou mitigação de risco para garantir que não se tornem um perigo devido à deterioração contínua.
Os vasos de pressão temporariamente fora de serviço e preservados para uso futuro potencial ainda são cobertos por este código. A aplicação deste código de inspeção é restrita a proprietários-operadores que empreguem ou tenham acesso aos seguintes indivíduos e organizações tecnicamente qualificados: uma agência de inspeção autorizada; uma organização de reparação; um engenheiro; um fiscal; e examinadores. Os inspetores devem ser certificados conforme estabelecido neste código de inspeção (consulte o Anexo B).
Uma vez que já existem outros códigos abrangendo indústrias específicas e aplicações de serviços gerais (por exemplo, NB-23), a indústria de refino e petroquímica desenvolveu este código de inspeção para atender aos seus próprios requisitos específicos para embarcações e PRD que se enquadram nas restrições listadas no escopo. A intenção deste código é especificar a inspeção em ...