03/08/2022 - Equipe Target
NBR 14831 de 07/2022 - Mangueiras hidráulicas - Requisitos e métodos de ensaio
A NBR 14831 de 07/2022 - Mangueiras hidráulicas - Requisitos e métodos de ensaio estabelece os requisitos para a fabricação, uso, e aplicações, bem como os métodos de ensaio para as mangueiras para sistemas hidráulicos móveis e equipamentos estacionários. Aplica-se às mangueiras aplicadas em sistemas hidráulicos utilizando derivados de petróleo ou óleos solúveis em água, ar e água, dentro da faixa de temperatura de especificada para cada tipo e/ou construção.
Acesse algumas dúvidas relacionadas a essa norma GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:
Quais são as dimensões e as especificações para mangueiras de borracha sintética 100 R1 AT?
Quais são as dimensões e as especificações para mangueiras de borracha sintética 100 R2 tipo AT?
As mangueiras devem ser construídas em partes distintas. O tubo interno deve ser uniforme ao longo de seu comprimento e construído em borracha sintética, exceto para os modelos 100 R7, 100 R8 e 100 R18, que devem ser construídos em material termoplástico, e 100 R14 de PTFE, apropriados para resistir a fluidos hidráulicos, derivados de petróleo, óleos solúveis em água, ar e água.
A parte interna do tubo deve ser lisa e consistente, não podendo ocorrer desprendimento de partículas que possam ser arrastadas pelo fluxo de fluidos. O reforço pode ser constituído por fibras sintéticas, fibras naturais, fios metálicos e/ou mescla destes materiais, especificados para cada tipo nessa norma, uniformemente aplicados sobre o tubo.
A cobertura pode ser de borracha sintética adequada, ou fio têxtil impregnado de borracha, ou fio metálico adequado, e material termoplástico para mangueiras 100 R7, 100 R8 e 100 R18, especificada para cada tipo na norma, resistente a óleos e intempéries. As mangueiras, fabricadas conforme esta norma, devem ter as dimensões e tolerâncias conforme classificação 100R, especificadas nessa norma.
A forma de medição de comprimento e as tolerâncias de comprimento de conjuntos de mangueiras montados com terminais estão descritas no Anexo A. Uma mangueira hidráulica raramente é usada sem conectores. As mangueiras com conectores acoplados são comumente chamadas de conjuntos de mangueiras.
Os padrões gerais e dimensionais para conectores de mangueiras hidráulicas são apresentados na SAE J516. O traço é o número que representa ou classifica o diâmetro interno das mangueiras hidráulicas, em função de 1/16 da polegada, com exceção para 100 R5 e 100 R14, que têm como referência o diâmetro nominal externo de tubos, conforme a tabela abaixo.
Clique na imagem acima para uma melhor visualização
Os conjuntos de mangueiras podem ser montados pelo fabricante, um agente ou um revendedor do fabricante ou pelo usuário. A montagem de conectores fixados permanentemente à mangueira requer equipamento de montagem especializado.
Os conectores reutilizáveis, acoplados em campo (tipo espiga e luva rosqueáveis ou com abraçadeiras tipo grampo), geralmente podem ser montados sem equipamento especializado, embora muitos fabricantes forneçam equipamentos para auxiliar nesta operação. A mangueira de um fabricante geralmente não é compatível com os conectores fornecidos por outro fabricante.
É responsabilidade do montador consultar as instruções de montagem escritas pelo fabricante da mangueira ou consultar diretamente os fabricantes dos componentes (mangueira e conector) antes de misturar mangueiras e conectores de dois fabricantes. Da mesma forma, o equipamento de montagem de um fabricante geralmente não é intercambiável com o de outro.
É responsabilidade do montador consultar as instruções escritas pelo fabricante da mangueira ou consultar o fabricante diretamente para o equipamento de montagem adequado. Devem ser seguidas as instruções do fabricante para a preparação e fabricação adequada de conjuntos montados de mangueiras com terminais, pois a responsabilidade da qualidade do conjunto montado é de quem realiza a montagem.
Exceto para mangueiras com o exterior trançado de arame, todo o comprimento da mangueira deve ser marcado longitudinalmente de forma legível com uma ou mais linhas de gravação (laylines) paralelas ao eixo longitudinal. A marcação deve incluir, mas não está limitada ao nome do fabricante da mangueira ou outra identificação (MMM) e classificação 100R de especificação da mangueira (por exemplo, 100R17); tamanho do traço (por exemplo, - 8) e diâmetro nominal da mangueira na unidade métrica (opcionalmente, o diâmetro interno nominal em polegadas fracionárias); pressão máxima de trabalho da mangueira (XXXX); e data de fabricação.
A marcação deve ser realizada de forma repetida em toda a extensão da mangueira, com a primeira letra de cada repetição a não mais de 760 mm da primeira letra da marcação anterior. No caso de mangueira com marca privada, em que a empresa que especifica a mangueira é diferente da empresa que fabrica, o nome da empresa que especifica deve ser marcado na mangueira.
A empresa que especifica é então responsável pelo atendimento a esta norma e deve manter os registros de rastreabilidade quanto ao fabricante específico da mangueira. Nenhuma menção à pressão de ruptura ou ao fator de projeto é permitida na mangueira. Esta informação pode ser mal interpretada e resultar no uso de uma mangueira acima de sua pressão máxima de trabalho.
As mangueiras termoplásticas eletricamente não condutivas, classificação 100R7, 100R8 e 100R18 devem ter uma cobertura de cor laranja (código de referência #22510 US Federal Standard 595). Também, como informação adicional requerida previamente, as palavras eletricamente não condutiva (electrically non-conductive) devem constar em cada marcação repetidamente.
A data de fabricação deve ser expressa no mínimo com o trimestre e o ano de fabricação (por exemplo, 2Q17). Outras marcações podem ser usadas para denotar o dia real de fabricação, turno de fabricação, lote de produção, etc. Para conjuntos com terminais curvos em ambas as extremidades, o método de descrição e medição deve fornecer o deslocamento desejado em relação às extremidades.
Para conseguir isso, qualquer extremidade pode ser selecionada como o ponto de referência, desde que o deslocamento angular seja determinado apropriadamente (sentido horário ou anti-horário) para a referência selecionada. As mangueiras destinadas à condução de fluidos hidráulicos à base de petróleo, para temperatura de operação na faixa de - 40° C a + 100 °C, e com fluidos hidráulicos à base de água dentro das faixas de temperatura, devem ser acordadas pelos fabricantes da mangueira e do fluido.
As temperaturas de operação superiores a + 100 °C com fluidos hidráulicos à base de petróleo podem reduzir significativamente a vida útil da mangueira. A pressão máxima de trabalho e o raio mínimo de curvatura são especificados nessa norma.
A mangueira deve consistir em um tubo interno de borracha sintética resistente a óleo, um único reforço de trança de fio de aço e uma cobertura de borracha sintética resistente a óleo e intempéries. Uma tela de material adequado pode ser usada sobre o tubo interno ou sobre o reforço de arame, ou sobre ambos, para ancorar a borracha sintética ao arame.
FONTE: Equipe Target