09/02/2022 - Equipe Target
O gerenciamento da integridade dos oleodutos
A API RP 1188:2022 - Hazardous Liquid Pipeline Facilities Integrity Management abrange o gerenciamento de integridade das tubulações de líquidos perigosos em oleodutos. Fornece orientações sobre as determinações de impacto de área de alta consequência; a integração de dados; a identificação de ameaças; a avaliação de risco; a inspeção e reinspeção; as medidas preventivas e mitigadoras (preventive and mitigative measures - P&MM); e as medidas de desempenho. As instalações incluem os sistemas de tubulação do terminal e da estação de dutos dentro dos seus limites e inclui a tubulação fora do terreno.
A tubulação fora do terreno inclui a tubulação entre instalações, a tubulação que vem ou vai para uma refinaria ou outro tipo de instalação, ou tubulação que pode cruzar uma estrada, vala ou outra propriedade fora dos limites de uma instalação do terminal. Cobre o gerenciamento de integridade de todos os componentes contendo a pressão usada diretamente no transporte ou armazenamento de líquidos perigosos dentro de uma instalação de um oleoduto de líquidos.
A tubulação para transporte de líquidos perigosos, como, entre outros, petróleo bruto, líquidos altamente voláteis (highly volatile liquids - HVL), gasolina, diesel, biocombustíveis, óleos lubrificantes, combustível de aviação e combustível de aviação são cobertos pelo escopo deste documento. Não se aplica a tubulações de refinaria, tubulações de resíduos sanitários, tubulações de ferro fundido ou sistemas de tubulação de fluxo por gravidade não metálicos.
Os tanques são considerados e revisados como parte da análise de área de alta consequência e avaliação de risco. Para orientação sobre a inspeção e a manutenção de tanques, consulte a API Std 653 ou API Std 2610.
Esta recommended practice (RP) baseia-se nos conceitos desenvolvidos na API RP 1160 - Managing System Integrity for Hazardous Liquid Pipeline e descreve um ciclo Plan-Do-Check-Act para realizar as avaliações e as melhorias contínuas para um programa de integridade de instalações de dutos. Essa abordagem é considerada a melhor da categoria e é usada para impulsionar a melhoria operacional contínua, como em outros padrões API, como a API RP 1173 - Pipeline Safety Management S...