02/02/2022 - Equipe Target
NBR IEC 61643-31 de 01/2022 - Dispositivos de proteção contra surtos de baixa tensão - Parte 31: DPS para utilização específica em corrente contínua — Requisitos e métodos de ensaio para os dispositivos de proteção contra surtos para instalações fotovoltaicas
A NBR IEC 61643-31 de 01/2022 - Dispositivos de proteção contra surtos de baixa tensão - Parte 31: DPS para utilização específica em corrente contínua — Requisitos e métodos de ensaio para os dispositivos de proteção contra surtos para instalações fotovoltaicas é aplicável aos dispositivos de proteção contra surtos (DPS), destinados à proteção contra os efeitos diretos e indiretos das descargas atmosféricas ou contra as sobretensões transitórias. Estes dispositivos são projetados para serem conectados no lado corrente contínua nas instalações fotovoltaicas de tensão contínua nominal até 1.500 V. Estes dispositivos contêm pelo menos um componente não linear e são utilizados para limitar os surtos de tensão e escoar as correntes de surto.
As características de funcionamento, os requisitos de segurança, os métodos normalizados de ensaio e os valores nominais aplicáveis são definidos. Os DPS que atendem a esta norma são exclusivamente destinados a serem instalados no lado corrente contínua dos geradores fotovoltaicos e no lado corrente contínua dos inversores.
Os DPS para sistemas fotovoltaicos (sistemas FV) com armazenamento de energia (por exemplo, baterias, bancos de capacitores) não são abrangidos. Os DPS com bornes de entrada e de saída separados (designados como DPS com duas portas de acordo com NBR IEC 61643-11: 2021) com uma impedância em série específica entre estes bornes não são abrangidos.
Os DPS de acordo com esta norma são projetados para serem conectados de maneira permanente quando a conexão e a desconexão dos DPS fixos somente puderem ser realizadas por meio de uma ferramenta. Esta norma não é aplicável aos DPS móveis. Em geral, os DPS para aplicações fotovoltaicas não possuem uma impedância em série específica entre os bornes de entrada/saída devido às considerações de eficiência energética. O termo rede de alimentação elétrica ou rede de alimentação utilizado neste documento se refere ao lado corrente contínua da instalação fotovoltaica.
Target Genius Respostas Diretas: