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A confiabilidade dos sistemas de recarga condutiva para veículos elétricos

Como deve ser feita a verificação contínua da continuidade do condutor de proteção? Como deve ser o Modo 4 utilizando o sistema de recarga combinada? Quais devem ser os graus de proteção contra o acesso às partes ativas perigosas? Quais devem ser as características do condutor de proteção? Essas interrogações estão sendo esclarecidas na NBR IEC 61851-1 de 11/2021 - Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos - Parte 1: Requisitos gerais.

15/12/2021 - Equipe Target

NBR IEC 61851-1 de 11/2021 - Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos - Parte 1: Requisitos gerais

A NBR IEC 61851-1 de 11/2021 - Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos - Parte 1: Requisitos gerais é aplicável aos sistemas de alimentação para a recarga de veículos elétricos rodoviários, com tensão nominal de alimentação até 1.000 V ca ou até 1.500 V cc, e uma tensão de saída nominal de até 1.000 V ca ou até 1.500 V cc. Os veículos elétricos rodoviários (VE) englobam o conjunto de veículos rodoviários, inclusive os veículos rodoviários híbridos plug-in (PHEV), que retiram a totalidade ou uma parte de sua energia dos sistemas recarregáveis de armazenamento de energia (RESS).

Esta norma também é aplicável aos sistemas de alimentação para VE alimentados por sistemas de armazenamento local (por exemplo, sistemas de armazenamento de energia com bateria – BESS). Os aspectos cobertos por esta norma incluem: as características e condições de operação do sistema de alimentação para VE; a especificação da conexão entre o sistema de alimentação para VE e o VE; e os requisitos relativos à segurança elétrica do sistema de alimentação para VE.

Os requisitos adicionais podem ser aplicados aos equipamentos projetados para ambientes ou condições específicas, como, por exemplo, os sistemas de alimentação para VE localizados em áreas perigosas, contendo gases ou vapores inflamáveis e/ou materiais combustíveis, carburantes ou outros combustíveis ou materiais explosivos; os sistemas de alimentação para VE projetados para serem instalados a uma altitude superior a 2.000 m; os sistemas de alimentação para VE destinados a serem utilizados a bordo de navios. Os requisitos relativos aos dispositivos e componentes elétricos utilizados em sistemas de alimentação para VE não estão incluídos nesta norma e são cobertos pelas normas específicas de produtos.

Os requisitos de EMC para os sistemas de alimentação para VE são cobertos na NBR IEC 61851-21-2. Os requisitos relativos à transferência de energia bidirecional estão em estudo e não fazem parte desta edição da NBR IEC 61851-1. Esta norma não é aplicável: aos aspectos de segurança relacionados à manutenção; à recarga dos trólebus, veículos ferroviários, caminhões e veículos industriais projetados principalmente para uma utilização não rodoviária; aos equipamentos instalados nos VE; aos requisitos de EMC para os equipamentos instalados nos VE conectados, que são cobertos pela NBR IEC 61851-21-1; à recarga do RESS externo ao VE; aos sistemas de alimentação em corrente contínua para VE que se baseiam especificamente em uma isolação reforçada, dupla isolação ou uma proteção classe III contra os choques elétricos.

Ver a NBR IEC 61851-23 ou a futura série IEC 61851-3. A série NBR IEC 61851 abrange todos os sistemas de alimentação para VE, com exceção dos dispositivos de controle e proteção integrados ao cabo de recarga para VE de modo 2 dos veículos rodoviários elétricos (IC-CPD), que são cobertos pela IEC 62752.

Target Genius Respostas Diretas:

Como deve ser feita a verificação contínua da continuidade do condutor de proteção?

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