07/04/2021 - Equipe Target
NBR ISO 16283-3 de 03/2021 - Acústica - Medição de campo do isolamento acústico nas edificações e nos elementos de edificações - Parte 3: Isolamento de fachada a ruído aéreo
A NBR ISO 16283-3 de 03/2021 - Acústica – Medição de campo do isolamento acústico nas edificações e nos elementos de edificações - Parte 3: Isolamento de fachada a ruído aéreo especifica procedimentos para determinar o isolamento a ruído aéreo de elementos de fachada (métodos para elemento) e de fachadas inteiras (métodos globais) usando medições de pressão sonora. Estes procedimentos são destinados a salas de volume na faixa de 10 m³ a 250 m³, na faixa de frequências de 50 Hz a 5 000 Hz. Os resultados dos ensaios podem ser utilizados para quantificar, avaliar e comparar o isolamento a ruído aéreo em salas mobiliadas ou não mobiliadas, onde o campo sonoro pode ou não se aproximar de um campo difuso. O isolamento a ruído aéreo medido é dependente da frequência e pode ser convertido em uma classificação de valor único para caracterizar o desempenho acústico, usando os procedimentos de classificação da ISO 717-1.
Os métodos para elemento buscam estimar o índice de redução sonora de um elemento de fachada, por exemplo, uma janela. O método para elemento mais exato utiliza uma fonte sonora com alto-falantes como fonte sonora artificial. Outros métodos para elemento menos exatos utilizam o ruído de tráfego disponível.
Os métodos globais, por outro lado, buscam estimar a diferença de nível sonoro em ambiente externo/interno sob condições reais de tráfego. Os métodos globais mais exatos utilizam o tráfego real como fonte sonora. Uma fonte sonora com alto-falantes pode ser utilizada como fonte sonora artificial quando o nível de ruído de tráfego no interior da sala for insuficiente.
Uma visão geral dos métodos é fornecida na tabela abaixo. O método da fonte sonora com alto-falantes para elementos fornece um índice de redução sonora aparente que, sob certas circunstâncias, pode ser comparado com o índice de redução sonora medido em laboratórios de acordo com a ISO 10140. Este método é preferencial, quando o objetivo da medição é avaliar o desempenho de um elemento específico da fachada em relação ao seu desempenho em laboratório.
O método de ruído de tráfego rodoviário para elementos serve para os mesmos propósitos que o método da fonte sonora com alto-falantes para elementos. Ele é particularmente útil quando, por razões práticas, não é possível utilizar o método da fonte sonora com alto-falantes para elementos.
Esses dois métodos, muitas vezes fornecem resultados ligeiramente diferentes. O método de ruído de tráfego rodoviário tende a resultar em valores de índice de redução sonora menores que o método da fonte sonora com alto-falantes. No Anexo E, este método de ruído de tráfego rodoviário é suplementado pelos métodos de ruído de tráfego de aeronaves e ferroviário correspondentes.
O método de ruído de tráfego rodoviário global fornece a redução real de uma fachada em um determinado local relativa a uma posição de 2 m em frente à fachada. Este método é preferencial quando o objetivo da medição é avaliar o desempenho de uma fachada inteira, incluindo todos os caminhos pelos flancos, em uma posição específica em relação às rodovias próximas.
Não é possível comparar o resultado com o de medições de laboratório. O método da fonte sonora com alto-falantes global fornece a redução sonora de uma fachada relativa a uma posição de 2 m em frente à fachada. Este método é particularmente útil quando, por razões práticas, não é possível utilizar a fonte real; no entanto, não é possível comparar o resultado com o de medições de laboratório.
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Quais são as trajetórias de varredura manual?
Como deve ser feito o cálculo da média energética dos níveis de pressão sonora?