Text page

A normalização técnica para os produtos de papel para fins sanitários

Quais os critérios para ponderação dos papeis higiênicos de folha simples? Qual é o exemplo de cálculo da classe para papéis brancos? Como seria um exemplo de cálculo da classe para papéis não brancos? Essas indagações estão sendo apresentadas na série NBR 15464, partes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários.

30/12/2020 - Equipe Target

Série NBR 15464, partes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários

A NBR 15464-1 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários - Parte 1: Papel higiênico de folha simples - Classificação especifica a classificação e o método de ensaio para o papel higiênico de folha simples, de acordo com características técnicas de qualidade mensuráveis. Para a elaboração desta parte, foram analisadas 15 marcas de papel higiênico de folha simples, adquiridas em 2015. As 15 marcas foram escolhidas para refletir os diversos níveis da qualidade de papéis no mercado. A NBR 15464-2 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários - Parte 2: Papel higiênico de folha dupla - Classificação estabelece a classificação e o método de ensaio para o papel higiênico de folha dupla, de acordo com características técnicas de qualidade mensuráveis. Para a elaboração desta parte, foram analisadas dez marcas de papel higiênico de folha dupla, adquiridas em 2015. As dez marcas foram escolhidas para refletir os diversos níveis da qualidade de papéis no mercado. A NBR 15464-3 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários - Parte 3: Guardanapo de papel de folha simples - Classificação especifica a classificação e os métodos de ensaio para o guardanapo de papel de folha simples, de acordo com características técnicas de qualidade mensuráveis.

A NBR 15464-4 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários - Parte 4: Guardanapo de papel de folha dupla - Classificação especifica a classificação para o guardanapo de papel de folha dupla, de acordo com características técnicas de qualidade mensuráveis. A NBR 15464-5 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários - Parte 5: Toalha de papel de folha dupla - Uso doméstico - Classificação estabelece uma classificação e o método de ensaio para a toalha de papel de folha dupla para uso doméstico, de acordo com características técnicas de qualidade mensuráveis. A NBR 15464-6 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários - Parte 6: Lenço de papel de folha dupla - Classificação estabelece a classificação e o método de ensaio para lenço de papel de folha dupla, de acordo com características técnicas de qualidade mensuráveis.

A NBR 15464-7 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários - Parte 7: Toalha de papel de folha simples interfolhada institucional - Classificação estabelece a classificação e o método de ensaio para a toalha de papel de folha simples interfolhada, destinada predominantemente ao mercado institucional, de acordo com características técnicas de qualidade mensuráveis. A NBR 15464-8 de 12/2020 - Produtos de papel para fins sanitários - Parte 8: Toalha de papel de folha dupla interfolhada institucional - Classificação estabelece a classificação e o método de ensaio para a toalha de papel de folha dupla interfolhada, destinada predominantemente ao mercado institucional, de acordo com características técnicas de qualidade mensuráveis.

Acesse algumas dúvidas relacionadas a essas normas GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:

Quais os critérios para ponderação dos papeis higiênicos de folha simples?

Qual é o exemplo de cálculo da classe para papéis brancos?

Como seria um exemplo de cálculo da classe para papéis não brancos?

O papel higiênico de folha simples é um produto absorvente fabricado a partir de fibras naturais virgens e/ou recicladas, apresentado em rolos ou folhas, gofrado ou não, picotado ou não, com ou sem aditivos, utilizado essencialmente para higiene pessoal. O termo aditivo compreende produtos utilizados no processo de fabricação e acabamento do papel, por exemplo, amido, corantes, perfumes, extratos vegetais, etc.

Para a amostragem, se o ensaio for realizado para avaliar o lote, a amostragem deve ser efetuada de acordo com a NBR NM ISO 186. Para outras avaliações, deve ser assegurado que os corpos de prova sejam representativos da amostra recebida. O relatório deve incluir as seguintes informações: referência a esta parte; data e local do ensaio. Todas as informações necessárias para a completa identificação da amostra; resultados para cada característica; classificação.

O papel higiênico de folha dupla é um produto absorvente fabricado a partir de fibras naturais virgens e/ou recicladas, de folhas duplas, em rolos ou folhas, gofrado ou não, picotado ou não, com ou sem aditivos, utilizado essencialmente para higiene pessoal. Para a amostragem, se o ensaio for realizado para avaliar o lote, a amostragem deve estar em conformidade com a NBR NM ISO 186. Para outras avaliações, deve ser assegurado que os corpos de prova sejam representativos da amostra recebida.

O guardanapo de papel de folha simples é um produto absorvente fabricado a partir de fibras naturais virgens e/ou recicladas, de folha simples, gofrado ou não, com ou sem aditivos, utilizado essencialmente para higiene pessoal. Para a amostragem, se o ensaio for realizado para avaliar o lote, a amostragem deve ser efetuada de acordo com a NBR NM ISO 186. Para outras avaliações, deve ser assegurado que os corpos de prova sejam representativos da amostra recebida.

O guardanapo de papel de folha dupla é um produto absorvente fabricado a partir de fibras naturais virgens e/ou recicladas, de folhas duplas, gofrado ou não, com ou sem aditivos, utilizado essencialmente para higiene pessoal. Para a amostragem, se o ensaio for realizado para avaliar o lote, a amostragem deve ser efetuada de acordo com a NBR NM ISO 186. Para outras avaliações, deve ser assegurado que os corpos de prova sejam representativos da amostra recebida.

A toalha de papel de folha dupla para uso doméstico é um produto multiuso para limpeza e absorção, de folha dupla, gofrado ou não, com ou sem aditivos, interfolhado ou em rolos com picotes. Para a amostragem, se o ensaio for realizado para avaliar o lote, a amostragem deve ser efetuada de acordo com a NBR NM ISO 186. Para outras avaliações, deve ser assegurado que os corpos de prova sejam representativos da amostra recebida.

O lenço de papel de folha dupla é um produto absorvente fabricado a partir de fibras naturais virgens e/ou recicladas, de folhas duplas, dobrado ou interfolhado, gofrado ou não, com ou sem aditivos, utilizado essencialmente para higiene pessoal. Para a amostragem, se o ensaio for realizado para avaliar o lote, a amostragem deve ser efetuada de acordo com a NBR NM ISO 186. Para outras avaliações, deve ser assegurado que os corpos de prova sejam representativos da amostra recebida.

A toalha de papel de folha simples interfolhada institucional é um produto absorvente que mantém as características de resistência quando molhado, de folha simples, interfolhado, gofrado ou não, com ou sem aditivos, com ou sem picotes, destinado predominantemente ao mercado não doméstico. Para a amostragem, se o ensaio for realizado para avaliar o lote, a amostragem deve ser efetuada de acordo com a NBR NM ISO 186. Para outras avaliações, deve ser assegurado que os corpos de prova sejam representativos da amostra recebida.

A toalha de papel de folha dupla interfolhada institucional é um produto absorvente que mantém as características de resistência quando molhado, de folha dupla, interfolhado, gofrado ou não, com ou sem aditivos, com ou sem picotes, destinado predominantemente ao mercado não doméstico. Para a amostragem, se o ensaio for realizado para avaliar o lote, a amostragem deve ser efetuada de acordo com a NBR NM ISO 186. Para outras avaliações, deve ser assegurado que os corpos de prova sejam representativos da amostra recebida.

FONTE: Equipe Target

Anúncio fixo da norma NBRISO9001 Chegou o novo app Target GEDWeb!
Busque e visualize suas normas ABNT NBR NM
Recursos exclusivos de busca, leitura por voz,
acesso off-line, navegação por setor e muito mais!
Produto/Serviço relacionado à NBRISO9001

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Papel e produtos de papel para fins sanitários - Parte 12: Determinação da resistência à tração dos picotes - Cálculo da eficiência do picote
NBRISO12625-12 de 06/2011

Papel e produtos de papel para fins sanitários - Parte 12: Determinação da resistência à tração dos picotes - Cálculo da eficiência do picote

Produto de papel para fins sanitários - Métodos de ensaio
NBR15134 de 12/2020

Produto de papel para fins sanitários - Métodos de ensaio

Papel - Papel cortado em formato para uso em escritório - Medição da qualidade das bordas
NBRISO22414 de 06/2006

Papel - Papel cortado em formato para uso em escritório - Medição da qualidade das bordas

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 11: Toalha de papel institucional folha simples em rolo - Classificação
NBR15464-11 de 01/2010

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 11: Toalha de papel institucional folha simples em rolo - Classificação

Aparas de papel e papelão ondulado - Classificação
NBR15483 de 05/2009

Aparas de papel e papelão ondulado - Classificação

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 1: Papel higiênico de folha simples - Classificação
NBR15464-1 de 12/2020

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 1: Papel higiênico de folha simples - Classificação

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 14: Papel higiênico institucional interfolhado folha dupla - Classificação
NBR15464-14 de 01/2010

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 14: Papel higiênico institucional interfolhado folha dupla - Classificação

Papel e produtos de papel para fins sanitários - Parte 8: Tempo de absorção de água e capacidade de absorção de água, método de ensaio por imersão em cesta
NBRISO12625-8 de 04/2012

Papel e produtos de papel para fins sanitários - Parte 8: Tempo de absorção de água e capacidade de absorção de água, método de ensaio por imersão em cesta

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 12: Toalha de papel institucional folha dupla em rolo - Classificação
NBR15464-12 de 01/2010

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 12: Toalha de papel institucional folha dupla em rolo - Classificação

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 2: Papel higiênico de folha dupla - Classificação
NBR15464-2 de 12/2020

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 2: Papel higiênico de folha dupla - Classificação

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 13: Papel higiênico institucional interfolhado folha simples - Classificação
NBR15464-13 de 01/2010

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 13: Papel higiênico institucional interfolhado folha simples - Classificação

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 15: Lençol hospitalar de papel - Classificação
NBR15464-15 de 01/2010

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 15: Lençol hospitalar de papel - Classificação

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 10: Papel higiênico institucional folha dupla em rolo - Classificação
NBR15464-10 de 01/2010

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 10: Papel higiênico institucional folha dupla em rolo - Classificação

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 4: Guardanapo de papel de folha dupla - Classificação
NBR15464-4 de 12/2020

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 4: Guardanapo de papel de folha dupla - Classificação

Papel para fins sanitários — Determinação da resistência à tração a úmido
NBR15010 de 03/2017

Papel para fins sanitários — Determinação da resistência à tração a úmido

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 3: Guardanapo de papel de folha simples - Classificação
NBR15464-3 de 12/2020

Produtos de papel para fins sanitários - Parte 3: Guardanapo de papel de folha simples - Classificação