Text page

A acessibilidade em trem urbano ou metropolitano

Como deve ser a área para utilização das bilheterias e dos equipamentos de autoatendimento? Como deve ser o equipamento de controle de acesso? Como deve ser a faixa livre nas plataformas? Como deve ser o vão e o desnível entre o trem e a plataforma? Essas dúvidas estão sendo mostradas na NBR 14021 de 06/2005 - Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano.

18/03/2020 - Equipe Target

NBR 14021 de 06/2005 - Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano

Confirmada em dezembro de 2019, a NBR 14021 de 06/2005 - Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano estabelece os critérios e parâmetros técnicos a serem observados para acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano, de acordo com os preceitos do Desenho Universal. No estabelecimento desses critérios e parâmetros técnicos, foram consideradas as diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente pela população, incluindo crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais.

Visa proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura e condição física ou sensorial, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, mobiliário, equipamentos e elementos do sistema de trem urbano ou metropolitano. Para os novos sistemas de trem urbano ou metropolitano que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, esta norma se aplica às áreas e rotas destinadas ao uso público. Deve ser aplicada em novos projetos de sistemas de trem urbano ou metropolitano.

Para os sistemas de trem urbano ou metropolitano existentes, esta norma estabelece os princípios e as condições mínimas para a adaptação de estações e trens às condições de acessibilidade. Esta norma deve ser aplicada sempre que as adaptações resultantes não constituírem impraticabilidade. A segurança do usuário deve prevalecer sobre sua autonomia em situação de anormalidade no sistema de trem urbano ou metropolitano.

Target Genius Respostas Diretas:

Como deve ser a área para utilização das bilheterias e dos equipamentos de autoatendimento?

Como deve ser o equipamento de controle de acesso?

Como deve ser a faixa livre nas plataformas?

Como deve ser o vão e o desnível entre o trem e a plataforma?

...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Segurança do usuário - Comunicação visual
NBR14077 de 04/1998

Segurança do usuário - Comunicação visual

Trens - Sistemas de sonorização - Projeto
NBR14170 de 08/1998

Trens - Sistemas de sonorização - Projeto

Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano
NBR14021 de 06/2005

Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano

Acessibilidade em caixa de auto-atendimento bancário
NBR15250 de 03/2005

Acessibilidade em caixa de auto-atendimento bancário

Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos
NBR9050 de 08/2020

Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

Sistema de iluminação de emergência
NBR10898 de 02/2023

Sistema de iluminação de emergência