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A aprovação da frenagem em veículos das categorias M, N e O

Quais são os dados para sistemas de frenagem? O que é um dispositivo de advertência? Como funcionam os veículos equipados com um sistema de frenagem regenerativa elétrica de categoria A? Como deve ser a compensação pelo sistema de controle da força de acoplamento? Essas questões estão sendo mostradas na NBR 10966-1 de 12/2015 - Veículos rodoviários automotores — Sistema de freio - Parte 1.

18/03/2020 - Equipe Target

NBR 10966-1 de 12/2015 - Veículos rodoviários automotores — Sistema de freio - Parte 1

Confirmada em dezembro de 2019, a NBR 10966-1 de 12/2015 - Veículos rodoviários automotores — Sistema de freio - Parte 1: Disposições uniformes relativas à aprovação quanto à frenagem para veículos das categorias M, N e O se aplica à frenagem de veículos automotores individualmente e de reboques individualmente das categorias M, N e O, conforme definidos nas NBR 13776 e NBR 6067. Não abrange: veículos com uma velocidade de projeto inferior a 25 km/h; reboques que não podem ser acoplados em veículos automotores com uma velocidade de projeto superior a 25 km/h; veículos equipados para condutores inválidos. As prescrições aplicáveis desta norma não são válidas para os dispositivos, condições específicas e métodos de medição dos tempos de resposta em freios não pneumáticos.

Target Genius Respostas Diretas:

Quais são os dados para sistemas de frenagem?

O que é um dispositivo de advertência?

Como funcionam os veículos equipados com um sistema de frenagem regenerativa elétrica de categoria A?

Como deve ser a compensação pelo sistema de controle da força de acoplamento?

O sistema de frenagem é uma combinação de peças cuja função é reduzir progressivamente a velocidade de um veículo em movimento, pará-lo ou mantê-lo estacionário no caso dele se encontrar parado. Estas funções são especificadas nessa norma. O sistema consiste no controle, transmissão e freio propriamente dito. Para atendimento da NBR 10966-6 deve-se seguir a implementação do sistema antibloqueio estabelecido na legislação vigente.

Existe legislação Contran 395/11 para sistema antibloqueio. O sistema de frenagem deve ser projetado, construído e montado de maneira tal que, utilizando o veículo em uso normal, apesar da vibração à qual pode ser submetido, possa atender às disposições desta norma. Em particular, o sistema de frenagem deve ser projetado, construído e montado de maneira tal que possa resistir aos fenômenos de envelhecimento e corrosão para os quais é exposto.

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