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A segurança na operação de caçamba basculante

O que é a rotação máxima livre? Como deve ser feita a ligação das tomadas? Como deve ser projetada a visão interna (cabine)? Essas indagações estão sendo respondidas na NBR 16141 de 10/2019 - Implementos rodoviários - Sistema de segurança para operação de caçamba basculante – Requisitos.

30/10/2019 - Equipe Target

NBR 16141 de 10/2019: o sistema de segurança para operação de caçamba basculante

A NBR 16141 de 10/2019 - Implementos rodoviários - Sistema de segurança para operação de caçamba basculante – Requisitos estabelece os requisitos mínimos para segurança do sistema hidráulico utilizado em implementos rodoviários do tipo caçamba basculante com peso bruto total (PBT) acima de 3.500 kg, com o objetivo de evitar falha operacional e/ou falha mecânica. Pode-se definir o basculamento como o movimento vertical ou lateral da caixa de carga, visando a carga ou descarga dos produtos transportados. O basculante é o compartimento funcional para o transporte de cargas com sistema de movimento no sentido lateral ou traseiro, para o escoamento da carga. O dispositivo de segurança secundário é um aviso visual e sonoro instalado na cabine, com intuito de alertar o operador sobre o acionamento da tomada de força e se a caixa de carga está fora da posição inicial, com os avisos visual e sonoro emitindo respectivamente, luz e som característicos. O dispositivo de segurança terciário é eletrônico para o controle do acionamento da tomada de força, com o objetivo de garantir que o caminhão não passe de 10 km/h com a tomada de força ligada. A falha mecânica é a movimentação da caçamba sem o consentimento do operador e a operacional é o acionamento acidental ou involuntário da tomada de força ou da basculante ou distração do operador.

Target Genius Respostas Diretas:

O que é a rotação máxima livre?

Como deve ser feita a ligação das tomadas?

Baseado nos documentos visitados

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