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Os dispositivos refletivos de vidro incrustado para sinalização horizontal viária

Como deve ser executado o ensaio do coeficiente de intensidade luminosa? Quais devem ser as características do percursor metálico? Essas questões estão sendo mostradas no texto sobre os dispositivos refletivos de vidro incrustado para sinalização horizontal viária.

02/10/2019 - Equipe Target

NBR 15766 de 08/2019: os requisitos e ensaios para o dispositivo refletivo de vidro incrustado para sinalização horizontal viária

A sinalização horizontal é a combinação de legendas e símbolos pintados em ruas, avenidas, rodovias, estacionamentos e espaços nos quais há tráfego de automóveis. Ela tem como função principal organizar o trânsito, além de guiar os pedestres e veículos, proporcionando eficiência e segurança à tais locais.

É possível efetuar a sinalização horizontal nas superfícies por meio do uso das tintas de demarcação viária. Elas devem ser produzidas a partir de componentes de qualidade que atestem a resistência e a estabilidade desse produto mesmo com o atrito dos pneus, com a oscilação de temperaturas e com os efeitos do sol, chuva, vento e outras diversas ações do tempo.

A NBR 15766 de 08/2019 - Sinalização horizontal viária — Dispositivo refletivo de vidro incrustado — Requisitos e métodos de ensaio estabelece os requisitos mínimos e métodos de ensaio para o dispositivo refletivo de vidro incrustado, utilizado como material de sinalização horizontal viária. Um dispositivo refletivo de vidro incrustado é um dispositivo auxiliar à sinalização horizontal, fixado por incrustação na superfície do pavimento, que consiste em um corpo resistente aos esforços provocados pelo tráfego e que reflete a luz incidente, invertendo o sentido desta luz.

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Como deve ser executado o ensaio do coeficiente de intensidade luminosa?

Quais devem ser as características do percursor metálico?

Os elementos, artigos e equipamentos que constituem o conjunto de sinalização horizontal são estabelecidos conforme parâmetros técnicos e legais determinados por órgãos dirigentes, a fim de possibilitar uma padronização no sistema de tráfego e facilitar a compreensão dos condutores e pedestres. As cores constituintes da sinalização horizontal são: amarela: empregada em casos de obstáculos, proibição de estacionar em determinados lugares e vias de mão dupla; azul: a sinalização horizontal em azul indica áreas de embarque e desembarque e recintos especiais; branca: sendo a mais comum e mais vista nos ambientes, a sinalização na cor branca indica faixas de pedestres, faixas de sentido único, legendas, estacionamentos e outros; vermelha: por fim, a vermelha indica zonas de emergência, como hospitais, além de ciclovias.

É importante seguir as cores de acordo com o que cada uma delas se propõe, pois elas foram determinadas por meio de diretrizes técnicas e legais, a fim de estabelecer um modelo único de sinalização viária. Os coeficientes mínimos de intensidade luminosa, medidos conforme 6.1, devem estar de acordo com a tabela abaixo.

Clique na imagem acima para uma melhor visualização

 

Embora esta norma estabeleça os requisitos do produto, características de desempenho requeridos podem ser discutidas entre comprador e vendedor. Como características construtivas, o dispositivo refletivo de vidro incrustado deve apresentar as dimensões constantes na figura abaixo.

Clique na imagem acima para uma melhor visualização

 

 

O dispositivo deve apresentar metalização em toda a área externa que fica incrustada no pavimento após a aplicação. Esta metalização deve ter resistência à aderência de X0, Y0, quando medida de acordo com a aderência do sistema refletivo. Todos os dispositivos refletivos de vidro incrustado devem apresentar em seu corpo, em relevo, o nome e/ou marca do fabricante, mês e ano de fabricação.

A amostragem deve ser conforme a seguir: para lotes com até 2.00 unidades, deve ser coletado para amostragem 0,5 % da quantidade do lote, com mínimo de cinco amostras; para lotes com mais que 2.000 unidades, devem ser analisadas dez unidades. O tamanho de um lote não pode ser maior que 10.000 unidades. Devem ser realizadas as análises dimensionais, de intensidade luminosa e de aderência do sistema refletivo em todas as amostras.

Para os ensaios de compressão, devem ser realizados ensaios em 60% das amostras e, para o ensaio de impacto, em 40 % das amostras. Para a resistência à compressão, a carga de resistência requerida deve ser superior ou igual a 35.000 kgf, quando medida de acordo com a resistência à compressão. A resistência ao choque mecânico (impacto) deve ser igual ou superior a 25 J, quando medida de acordo com a resistência ao impacto.

Para o ensaio de resistência à compressão, o equipamento utilizado é do tipo máquina universal de ensaio, com aplicação de carga contínua e sem choques. Deve ser utilizada velocidade máxima de aplicação de força de 4,0 kN/s. O produto deve ser acoplado em berço específico com base deformável, para garantir apoio em toda a sua base.

Colocar a amostra no dispositivo específico, centralizá-lo no equipamento e utilizar apoio de material não metálico sobre a esfera para aplicação da carga. Ligar a máquina e aplicar a carga continuamente, com velocidade máxima de 4,0 kN/s. A carga deve ser interrompida assim que a peça romper (quando observada a olho nu) ou ultrapassar o valor estabelecido em 4.4. Expressar o resultado em quilogramas-força (kgf).

FONTE: Equipe Target

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