Nesse processo, o aproveitamento da luz natural para iluminar os edifícios, tornou-se recorrente nos principais projetos arquitetônicos da atualidade. Os melhores escritórios de arquitetura e engenharia, do Brasil e do mundo, já realizam edifícios com aperfeiçoadas técnicas de iluminação natural. Esse modelo de construção propicia ao homem moderno o conforto e o relaxamento que ele precisa para amenizar o estresse da sociedade contemporânea.
Agora, no mês de abril, a ABNT lançou a norma técnica NBR 15215 - Iluminação Natural. Essa norma auxilia os profissionais da área a elaborarem projetos com melhor aproveitamento da iluminação natural. Dividida em 4 partes, a norma dispõe desde os termos e conceitos básicos sobre iluminação, até a metodologia para verificação e cálculo da intensidade de luz presente no interior das edificações.
Isso representa um avanço, pois, antes dessa norma, aqueles que apresentavam projetos com a devida preocupação com a utilização da luz natural, eram obrigados a recorrer à experiência e aptidão aliadas a normas que não abordavam especificamente o assunto, mas relacionavam-se ao tema.
Agora não só os melhores escritórios de engenharia e arquitetura
poderão realizar projetos condizentes com a modernidade, mas todos aqueles
que possuírem a norma. A tecnologia está cada vez mais acessível.
Para adquirir as normas NBR15245-1, NBR15245-2, NBR15245-3, NBR15245-4 clique
aqui.