17/10/2018 - Equipe Target
NBR 16713 de 09/2018: os requisitos para tanques atmosféricos de plástico reforçado com fibra de vidro
A NBR 16713 de 09/2018 - Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Tanque subterrâneo em plástico reforçado com fibra de vidro - Especificação de fabricação, modulação e desempenho estabelece os requisitos mínimos de fabricação, modulação e desempenho para tanques atmosféricos de plástico reforçado com fibra de vidro em parede dupla, destinados ao armazenamento subterrâneo em posto revendedor de líquidos inflamáveis e combustíveis líquidos, como etanóis, biodiesel, óleo diesel e suas misturas.
Conheça algumas questões relacionadas a essa norma GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:
Como deve ser a vedação da tampa da boca de vista?
Como deve ser fornecido o tanque com interstício molhado?
Como deve executado o ensaio em estufa com circulação de ar?
Quais os tipos de líquidos para ensaio de imersão?
Como deve ser feito o ensaio de momento fletor nas conexões instaladas na geratriz do costado?
O tanque de plástico reforçado com fibra de vidro subterrâneo deve ter sua modulação, capacidade e dimensões conforme estabelecido nesta Seção. O tanque deve ser ensaiado para qualificação de matéria-prima, produto e produção conforme estabelecido na Seção 6. Cada modelo de tanque deve ser codificado conforme estabelecido no Anexo C. O tanque pode ser dimensionado e fabricado em um ou vários compartimentos independentes.
A modulação deve atender ao descrito em 4.3.2 e 4.3.3, conforme o produto a ser armazenado. As capacidades, dimensões e acessórios especificados nesta Norma são destinados à padronização dos tanques utilizados em posto revendedor. A capacidade volumétrica real não pode ser menor e não pode ultrapassar 10 % da capacidade nominal do tanque.
Para outras aplicações, que não posto revendedor, podem ser consideradas outras capacidades, compartimentação, dimensões e acessórios, conforme acordado entre o fabricante do tanque e o comprador. O tanque para armazenamento de combustível pode ser pleno com um único compartimento ou com vários compartimentos independentes, conforme a tabela abaixo. A capacidade volumétrica nominal de cada modelo de tanque, a compartimentação, o diâmetro externo, o comprimento externo e a massa teórica devem ser conforme a tabela.
Clique na imagem acima para uma melhor visualização
Para o tanque de armazenamento de combustível, destinado a posto revendedor, devem ser instalados no mínimo os seguintes componentes: boca de visita com conexões, conforme 5.4; monitoramento intersticial, conforme 5.5; conexão de ensaio de interstício, conforme 5.8; alça de içamento, conforme 5.6; conexão para medição por régua, conforme 5.7. Para o tanque de armazenamento de OLUC, devem ser instalados no mínimo os componentes descritos anteriormente, exceto alínea “e”.
Para outras aplicações, podem ser instalados componentes do tanque, conforme acordado entre o fabricante do tanque e o comprador. Para o tanque destinado a posto revendedor, os componentes, a boca de visita e a conexão de medição por régua devem ser posicionados na geratriz superior do tanque, considerando que devem ser instaladas câmaras de calçada e câmaras de contenção conforme a NBR 13783.
Opcionalmente, a conexão de carga de produtos e o tubo de monitoramento intersticial podem ser posicionados de forma a serem acessados pelo sump de tanque. Sempre que houver qualquer tipo de abertura por conexão, deve ser instalada na face interna do costado inferior, uma placa de alumínio, a fim de suportar eventuais quedas de ferramentas sem que haja deterioração da parede do costado.
A placa deve ser revestida por completo com ao menos três camadas de manta de fibra de vidro de 450 g/m2, com a mesma resina de fabricação do tanque e com dimensões de ao menos as da conexão instalada na geratriz oposta, com espessura mínima de 3,175 mm (1/8 pol.). O domo deve ser fabricado em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV) em formato semiesférico ou semielíptico.
O costado do tanque deve ser fabricado em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV). Para os tanques fabricados com estrias, o costado pode ser construído de acordo com a tecnologia de cada fabricante, desde que atenda aos requisitos da Seção 6. As uniões circunferenciais destinadas à construção e montagem do tanque devem ser feitas com o mesmo material aplicado no costado e atender aos requisitos da Seção 6.
Todos os tanques devem ter no mínimo uma boca de visita por compartimento, instalada na geratriz superior do costado. A tampa da boca de visita deve ser fabricada em aço-carbono, conforme uma das seguintes especificações: ASTM A36, ASTM A283 Graus C e D, ASTM A1011/A 1011M Grau 36 tipo 2, ou em ferro fundido, conforme especificação SAE J434 Grau D 5506, a tampa construída em peça única, sem emenda, com diâmetro externo de 750 mm e espessura mínima de 6,30 mm.
A boca de visita deve possuir 24 parafusos externos, com diâmetro de 12,7 mm, posicionados em uma circunferência de 813 mm de diâmetro para fixação do sump de tanque. Opcionalmente, pode ser montada uma sela para fixação do sump de tanque, possuindo diâmetro interno de 1.220 mm e altura de 150 mm, com formato conforme projeto do fabricante do tanque, mantendo os 24 parafusos externos, com diâmetro de 12,7mm, posicionados em uma circunferência de 813 mm de diâmetro.
Os parafusos devem estar em conformidade com a ASTM A307 Grau B, e as porcas em conformidade com a ASTM A563 Grau B. As arruelas devem ser em aço-carbono. Os parafusos, porcas e arruelas devem ser galvanizados, de acordo com a ASTM A633, tipo II SC-3, com aspecto bicromatizado. A tampa da boca de visita deve possuir no mínimo cinco conexões, sendo quatro com diâmetro de 50 mm (2 pol.) removíveis, montadas por meio de parafusos, e uma conexão com diâmetro de 100 mm (4 pol.) fixa, soldada na tampa.
Todas as conexões (luva DN 50) devem ser removíveis e seu material deve ser de ferro fundido, conforme a SAE J434 Grau D 5506 (como peça única), ou de aço-carbono, conforme a ASTM A105 ou ST52. A conexão com diâmetro de 100 mm (4 pol.) deve ser conexão-luva, fabricada com material conforme a ASTM A 105 ou ST52, com diâmetro externo de 140 mm, altura de 60 mm e rosca de 101,6 mm (4 pol.).
Cada tanque deve possuir, obrigatoriamente, placa de identificação em aço inoxidável, com as seguintes informações, de forma visível, legível e indelével: norma de fabricação; nome do fabricante/unidade fabril; mês e ano de fabricação; número de série; massa, quando vazio (em quilogramas); codificação, conforme Anexo C. A marcação do volume na placa de identificação deve iniciar-se pela boca em que se encontra a placa e estar na ordem dos compartimentos.
Cada tanque deve ter, em uma das calotas, pintadas ou em papel adesivo, as seguintes informações: pressão máxima de ensaio de 34,5 kPa; “manter o respiro desobstruído”; “instalar conforme a NBR 13781”; “não rolar ou deixar cair o tanque - movimentar com equipamento de guindar compatível com a carga”; “cuidado – não encher o tanque antes de aterrar até a geratriz superior”.
Uma ficha de acompanhamento do tanque (conforme modelo no Anexo A) deve seguir com o tanque e ser preenchida pelo fabricante, pelo transportador, pelo instalador, pelo comprador e pelo usuário. Esta ficha deve ficar no local de instalação como documento de garantia. Este documento deve acompanhar o tanque em todas as suas movimentações. O fabricante deve montar berços removíveis em cada tanque, de forma que sejam evitados danos durante a movimentação, transporte e armazenagem.
Para exemplo de berços, ver Anexo B. Os berços somente devem ser retirados quando da instalação do tanque conforme a NBR 13781. Deve ser colocado bujão ou tampão provisório para proteção de todas as conexões roscadas e para evitar a entrada de água no interior do tanque.
A pressão de operação no interior do tanque não pode ultrapassar os seguintes valores: mínima: – 13,8 kPa (– 2,00 psi); máxima: + 17,2 kPa (+ 2,50 psi). A instalação do tanque deve atender à ABNT NBR 13781 e deve ser considerada a instalação de componentes do SASC conforme a NBR 13783. Devem ser seguidas as recomendações do fabricante do tanque em relação à armazenagem e instalação do tanque.
FONTE: Equipe Target