Text page

A selagem para as bombas centrífugas e rotativas

Qual deve ser a retenção de componentes do selo em serviços de vácuo e selo interno de arranjo 3? Quais são as folgas entre os componentes rotativos e estacionários? Quais são os símbolos e tamanho das conexões da câmara de selagem e da sobreposta? Qual a espessura mínima da luva na área dos parafusos de fixação do componente de acionamento? Essas questões estão sendo mostradas no texto sobre a selagem de para bombas centrífugas e rotativas.

26/09/2018 - Equipe Target

NBR 16676 de 08/2018: sistemas de selagem de eixos para bombas centrífugas e rotativas

A NBR 16676 de 08/2018 - Sistemas de selagem de eixos para bombas centrífugas e rotativas especifica os requisitos e fornece as recomendações para sistemas de selagem para bombas centrífugas e rotativas utilizadas nas indústrias de petróleo, de gás natural e químicas (ver A.1.1 e A.1.2). Abrange selos para diâmetros de eixo de bombas de 20 mm (0,75 pol.) a 110 mm (4,3 pol.). Também se aplica a peças de reposição de selos e pode ser referida para a modernização de equipamentos existentes.

Para as configurações de selos abrangidas por esta norma, é estabelecido um sistema de classificação por categorias, tipos, arranjos e orientações. Esta norma aplica-se a bombas novas e reformadas e bombas diferentes das bombas da API 610 (por exemplo, bombas da ASME B73.1, ASME B73.2 e API 676). Não se aplica à qualificação, homologação ou certificação de selos mecânicos, sistemas de selagem, seus componentes e materiais construtivos.

Target Genius Respostas Diretas:

Qual deve ser a retenção de componentes do selo em serviços de vácuo e selo interno de arranjo 3?

Quais são as folgas entre os componentes rotativos e estacionários?

Quais são os símbolos e tamanho das conexões da câmara de selagem e da sobreposta?

Qual a espessura mínima da luva na área dos parafusos de fixação do componente de acionamento?

Esta norma aplica-se principalmente para serviços perigosos, inflamáveis e/ou tóxicos onde um alto grau de confiabilidade é requerido para a melhoria da disponibilidade do equipamento e a redução das emissões para a atmosfera e a redução nos custos de selagem durante o ciclo de vida. Também pode ser referenciada por normas de outras máquinas, como outras bombas, compressores e agitadores.

Aos usuários, adverte-se de que ela não é escrita especificamente para tratar de todas as aplicações potenciais que um comprador pode especificar. Isto é aplicável para o tamanho do alojamento especificado para selos da API 682. Recomenda-se que o comprador e o fornecedor entrem em acordo sobre as características obtidas desta norma e utilizadas na aplicação.

Trata das responsabilidades entre duas partes, definidas como o comprador e o fornecedor. Existem muitas partes que estão envolvidas na aquisição e fabricação do equipamento. A essas partes são designados diferentes títulos, dependendo da sua ordem na cadeia produtiva. Eles podem ser chamados de adquirente, contratante, fabricante ou distribuidor.

Por exemplo, a parte que ...

Baseado nos documentos visitados

Normas recomendadas para você

Projeto de estação de bombeamento ou de estação elevatória de esgoto — Requisitos
NBR12208 de 10/2020

Projeto de estação de bombeamento ou de estação elevatória de esgoto — Requisitos

Rosca métrica ISO de uso geral - Seleção de diâmetros para parafusos e porcas
NBRISO262 de 12/2004

Rosca métrica ISO de uso geral - Seleção de diâmetros para parafusos e porcas

Tubulação para a indústria de petróleo e gás natural
NBRISO15649 de 09/2004

Tubulação para a indústria de petróleo e gás natural

Sistemas de selagem de eixos para bombas centrífugas e rotativas
NBR16676 de 08/2018

Sistemas de selagem de eixos para bombas centrífugas e rotativas

Rosca métrica ISO de uso geral - Dimensões básicas
NBRISO724 de 12/2004

Rosca métrica ISO de uso geral - Dimensões básicas